Publicado em 06/03/2018
Comissão de Residência Médica se reúne com gestores da região para garantir programa em 2018
A Comissão de Residência Médica (Coreme) realizou reunião no dia 26 de fevereiro, no Pavilhão de Aulas do Campus Dom Bosco. O encontro teve a participação de gestores de saúde da região para discussão em torno do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.
A Residência Médica é uma modalidade oferecida para o ensino de pós-graduação. Os residentes podem adquirir experiência, além de contribuir para a saúde local, em instituições de saúde da região, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Estiveram representadas, nas figuras de seus secretários, as cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei, além da presença da reitoria da Â鶹ÊÓƵ. Eles puderam ouvir dos professores do curso de Medicina, Rodrigo Penha (Coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade) e Rosa Gouveia de Sousa (Coordenadora da Coreme), como funcionará a gestão do programa em 2018.
“É uma parceria que dá crédito para a região. É uma região que começa a se mover e aproveitar essa vocação universitária”, conta o professor Rodrigo. “A gente sabe que a oportunidade da universidade ajudar na administração e no fluxo desses pacientes é muito interessante”.
Presente na reunião, o reitor da Universidade, professor Sérgio Cerqueira, reforçou a importância da presença da Â鶹ÊÓƵ na comunidade de São João del-Rei e entorno. “Esta Universidade é, hoje, ponto-chave na economia de São João del-Rei. Temos aqui cerca de 450 professores, 350 técnicos-administrativos e 8 mil estudantes. O impacto nessas pessoas e na economia regional é grande, mas ele não deve passar só por isso. Ela tem que ter o impacto na comunidade”, disse o reitor aos gestores presentes. “Quando a gente fala de desenvolvimento, tem de falar em um sentido mais amplo. O desenvolvimento humano, que engloba o econômico, mas também o social”.
Processo Seletivo
A seleção dos candidatos às vagas de residência aconteceu durante o mês de janeiro deste ano. Os primeiros resultados começaram a ser divulgados em fevereiro. As listas de excedentes/convocados também já estão disponíveis. O processo pode ser conferido na página da Coreme, onde também podem ser obtidas outras informações:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado em 01/03/2018
Reitor e prefeitos de Tiradentes e Santa Cruz de Minas discutem novas parcerias
Na última terça-feira, 27 de fevereiro, o reitor da Â鶹ÊÓƵ, Sérgio da Gama Cerqueira, visitou, a convite do prefeito de Tiradentes, José Antônio, e da prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, a sede dos dois municípios. As visitas tiveram pautas semelhantes, no sentido de estreitar as relações entre a Â鶹ÊÓƵ e as cidades. A Universidade já está presente com ações de ensino, pesquisa e extensão nesses municípios, e foi solicitada a expandir as ações com outras parcerias.
Hoje a Â鶹ÊÓƵ participa ativamente do dia a dia dos municípios em diversas frentes, como, por exemplo, a Medicina. Os alunos do curso marcam presença tanto nos programas de residência médica, já no final do curso, quanto em atividades de ensino da graduação; colocando os estudantes nos postos de saúde, PSFs e até mesmo nas residências dos moradores, realizando atendimento clínico, visitas, pequenas cirurgias e participando de ações de promoção à saúde em parceria com as secretarias municipais da pasta.
Segundo o professor do curso de Medicina da instituição, Rodrigo Chavez Penha, “é fundamental conciliar o ensino com a prática para um bom aprendizado”. Rodrigo se considera ainda mais satisfeito quando essa aprendizagem é alcançada “por meio de parcerias em que a Â鶹ÊÓƵ contribui com comunidade, sendo, além de parceira, uma promotora de melhorias no atendimento público de saúde”.
Reconhecimento e novas ações
Os gestores dos municípios reconhecem a importância do trabalho da Â鶹ÊÓƵ junto às comunidades. Segundo o prefeito de Tiradentes, “é necessário celebrar a parceria da Universidade Federal de São João del-Rei com o município e trabalhar para ampliar as ações realizadas”. Já a prefeita Sinara Campos, afirmou que “é muito saudável que a Â鶹ÊÓƵ esteja presente e aberta para a comunidade que a circunda” e garantiu que “serão realizadas ações para facilitar o trabalho que a instituição federal já realiza” com programas de extensão como o Vivências Musicais, de responsabilidade do curso de Música da Â鶹ÊÓƵ, que oferece aulas de musicalização para crianças de Santa Cruz.
Para Sérgio Cerqueira é fundamental que a universidade pública esteja aberta para a comunidade e que o trabalho da gestão seja voltado para firmar parcerias levando em consideração o interesse da Â鶹ÊÓƵ mas também as demandas da comunidade. O reitor elencou para os prefeitos outras possibilidades de atuação da Federal nos municípios, como atividades de ensino de robótica nos colégios, atividades de treinamento aos servidores públicos municipais para contribuir no processo de melhoria do atendimento à população e, ainda, ações extensionistas diversas.
Os municípios de Ritápolis e Resende Costa também já firmaram parcerias com a Â鶹ÊÓƵ. A Reitoria já iniciou negociações com outras cidades.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado em 01/03/2018
A Coordenação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade inicia hoje as atividades da nova turma de Residentes Médicos, com entrada de 09 (nove) novos residentes, os mesmos terão atuação em diversos municípios da região, dentre eles São João del-Rei (nos ESF de São Sebastião da Vitória, Colônia do Marçal e Matozinhos), Tiradentes (nas UBS Maria das Dores Lopes Resende, Àguas Santas e na Unidade Mista de Saúde de Tiradentes), Santa Cruz de Minas (PSF Estrada Real), Ritápolis (UBS Santa Rita) e Resende Costa (PSF 1 Urdindo Cuidado e Tecendo Saúde).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
Publicado 03/01/2018
EDITAIS ANO 2018
FINALIZADO
Edital nº 01/2018/PRMMFC/COREME/PROPE/Â鶹ÊÓƵ
3º Edital de Seleção para o Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade
__________________________________________________________________________________________________________________________________
27/10/2017
Um dia para os servidores Públicos
Neste sábado, 28 de outubro, celebramos o Dia dos Servidores Públicos. Uma data para celebração, mas também para resgatarmos a nossa história e pensarmos o futuro. Afinal, não é uma história qualquer. São séculos de trabalho, conquistas e construções sociais - e, claro, de muita luta e enfrentamento de desafios, de adversidades.
Já em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se a base da máquina administrativa estatal. O Brasil tornou-se “independente”, virou império, república, e os servidores estavam lá. Nos governos que vieram, na ditadura e na democracia, os funcionários colocavam a mão na massa para que a máquina pública brasileira não parasse, mesmo nas mais adversas situações.
Em 1943, foi instituído por Getúlio Vargas Dia do Funcionário Público, 28 de outubro. Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei 8.112), a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. E, com a Constituição de 1988, passava a ser obrigatório o concurso como meio de ingresso na carreira pública.
O trabalho do servidor público, de forma ética e dedicada, visa alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. O objetivo não é o lucro nem deve ser a ambição pessoal, mas sim a oportunidade de ser útil às comunidades. Afinal, a ele compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro.
As páginas da história são escritas pelo servidor público. Os países, os governos, funcionam graças aos servidores, responsáveis pela movimentação das engrenagens dos complexos mecanismos das administrações nacionais.
É essa memória que deve pautar o trabalho dos servidores.
É esse reconhecimento que deve partir da sociedade quanto à importância daqueles que são homenageados nesta data.
FONTE: ASCON
_______________________________________________________________________________________________
10/02/2017
Já se encontra aberta as incrições para o Edital de Residência Médica em PRM-MFC, as inscrições ocorrerão nos dias 09 a 17 de fevereiro de 2017. (PERÍODO DE INSCRIÇÕES FINALIZADO)
E seguirá com o seguinte cronograma:
ATENÇÃO:
17/02/2017 - HOMOLOGAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
20/02/2017 - HOMOLOGAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
21/02/2017 - GABARITO (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
21/02/2017 - RESULTADO PRIMEIRA ETAPA (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
22/02/2017 - RESULTADO FINAL PRIMEIRA ETAPA (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
24/02/2017 - RESULTADO SEGUNDA ETAPA (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
24/02/2017 - RESULTADO GERAL (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
25/02/2017 - RESULTADO FINAL (EDITAL PRMMFC Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
25/02/2017 - CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS (EDITAL PRMMF Â鶹ÊÓƵ 01/2017)
ATENÇÃO
ATENÇÃO
ATENÇÃO
ATENÇÃO
ATENÇÃO
REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA CANDIDATOS EXCEDENTES CONVOCADOS
Última atualização: 16/08/2023