2024: começa o primeiro semestre letivo na Â鶹ÊÓƵ
Publicada em 04/03/2024
Segunda-feira, 4 de março. Para os alunos veteranos, é dia de voltar às aulas na Â鶹ÊÓƵ. Para quem vem chegando, o caminho na Universidade começa pra valer agora!
É bom conhecer o espaço físico da instituição, onde quem acaba de chegar passará pelo menos quatro anos; onde quem está tem pela frente um bom par de anos; onde quem se despede já cultiva memórias…
Você já deve saber que a Â鶹ÊÓƵ tem moradia estudantil, que atende aos três campi de SJDR. Para conhecer mais, é só acessar a página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), neste link aqui: /proae/moradia.php. Nas outras cidades em que a Â鶹ÊÓƵ está – Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas – há ofertas de vagas em repúblicas, outro laço que tem início junto com a trajetória de cada estudante.
Mas, se você já tem onde morar, uma questão importante é onde comer? O “império do miojo” costuma ter validade determinada, o que vai exigir soluções que são um dos passaportes para a vida adulta, com a inevitável passagem pelos vídeos de receitas no YouTube. Enquanto se cumpre esse desabrochar, a salvação tá na mão: a Â鶹ÊÓƵ tem restaurantes universitários em todos os campi! Cada um com uma particularidade: do arroz integral ao chuchu com creme de milho, passando pela disputa do estrogonofe, até suco e paçoquinha “liberadas”, por meio de negociação entre colegas. Olha só: /proae/restaurantes.php.
Bibliotecas também são parte integrante da rotina acadêmica, claro: para estudar, só ou em grupo; para buscar aquele livrão clássico que juramos comprar com a primeira bolsa ou com o primeiro salário (te amo, Os Pensadores de 1991!); para a sesta depois do RU, nos paletes arrumados nos cantinhos mais frescos; para fazer as melhores fotos de formatura; e hoje, imprescindível, para cadastro do acesso on-line. Acesse o endereço .
A pegada de universo é real. Temos o Centro Cultural Â鶹ÊÓƵ, lindamente conhecido como Solar da Baronesa, onde sempre se poderá ver belas exposições, apresentações musicais, lançamento de livros e muitos eventos artísticos. Temos o Fortim dos Emboabas, sede do Museu do Barro e de diversas outras atividades de extensão. Temos atléticas, equipes de competição, empresas juniores, grupos PET, ligas acadêmicas, projetos de iniciação científica, tutoria, monitoria, estágios, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, Inverno Cultural, núcleos de empreendedorismo e inovação, startups…
Enfim! Boas-vindas a quem chega, bom retorno a quem já volta. A Â鶹ÊÓƵ é nosso universo!