Â鶹ÊÓƵ

Aisha Aguiar fala sobre os perigos do uso de remédios sem prescrição médica

Publicada em 07/05/2024

A endocrinologista e professora do curso de Medicina no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/Â鶹ÊÓƵ), Aisha Aguiar Morais, participou ao vivo da edição do MG1 da TV Integração, que foi ao ar no último sábado, 4 de maio, para falar sobre automedicação e sobre o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado dia 5.

O Uso Racional de Medicamentos é definido pela OMS como a situação em que “os pacientes recebem medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo para eles e sua comunidade.”

A professora alertou sobre os perigos de se automedicar, prática essa que pode esconder sintomas de doenças mais graves, interferindo na agilidade de diagnósticos corretos. “Cerca de 89% da população brasileira se automedica. Isso é uma banalização da medicação, mas acontece pois nem sempre o paciente consegue atendimento imediato por profissionais de saúde.”

Segundo Aisha, os remédios mais usados sem indicação médica são os antiinflamatórios, que podem acarretar diversos riscos à saúde, como úlceras, AVCs, aumento da pressão arterial, disritmia cardíaca. “É muito importante que nós, médicos, estejamos atentos, no momento da consulta, para orientar nossos pacientes quanto a essas questões”, afirmou.

O uso racional de medicamentos desponta como uma urgência na saúde pública, que deve ser lembrada e levada a sério. A íntegra da entrevista pode ser .

 

Texto: Gabriella Canuto
Estagiária ASREC