Contabilidade ambiental é tema de artigo em publicação estrangeira
Publicada em 12/06/2024
O professor Marcello Angotti, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Â鶹ÊÓƵ (DECAC), publicou dois artigos na editora acadêmica inglesa Emerald Insight, voltada para as áreas de Ciências Sociais e Gestão, que abrange negócios, educação e estudos bibliotecários. Marcello trabalha com a temática da Contabilidade Socioambiental, que busca formas de contribuição das Ciências Contábeis para a sustentabilidade e um planeta melhor, espelhando a Agenda 2030 da ONU.
, A narrative approach for reporting social and environmental accounting impacts in the mining sector – giving marginalized communities a voice, tem como base entrevistas com 52 moradores de Congonhas (MG), que expõem as percepções sobre as externalidades socioambientais da mineração de ferro, contribuindo para a discussão acerca da utilidade da abordagem narrativa em Contabilidade, com destaque para a importância de modelos de relatórios inclusivos e transformadores.
, A sustainability assessment modeling-based external account of the impacts of mining activities in Brazil, traz o propósito de desenvolver e aplicar um modelo de avaliação de sustentabilidade para a indústria de extração mineral a partir do uso da Contabilidade dialógica para avaliar os impactos sociais e ambientais a partir de diversas perspectivas das partes interessadas, enfatizando as externalidades negativas e a necessidade de práticas contábeis inclusivas.
Para o pesquisador, as publicações destacam a importância dos contadores na promoção da sustentabilidade, e podem conscientizar e capacitar ações transformadoras na comunidade. “Os artigos introduzem uma abordagem narrativa rara na literatura contábil, focando no contexto latino-americano e nas perspectivas de comunidades marginalizadas. Essa inovação enriquece a literatura existente ao oferecer uma visão detalhada e inclusiva dos impactos socioambientais, incentiva o engajamento dos participantes e apoia ações sociais transformadoras, ampliando assim o debate sobre modelos de relatórios desenvolvidos por e para partes externas às organizações”, ressalta.
No que diz respeito à internacionalização, é para Marcello Angotti mais um passo para a UFS, pois "promove a troca de conhecimento e fortalece a colaboração acadêmica e a pesquisa global. Os periódicos possuem maior fator de impacto que os brasileiros, ambos ranqueados globalmente no top 50 da área.”
Texto Gabriela Canuto (ASREC)
Edição de imagens: Mariana Agreste (ASCOM)