Â鶹ÊÓƵ

GIHPP abre inscrições para conferência

Publicada em 07/08/2024

O Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise () retoma a programação de seu primeiro ciclo de conferências. No dia 4 de setembro, às 14h, no auditório da Biblioteca do CDB, Gabriel Tupinambá fala sobre Política e Psicanálise: a formação do analista. Inscrições prévias e gratuitas .

O conferencista é pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, psicanalista e coordenador do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia. Para o professor Fuad Kyrillos Neto (DPSIC), coordenador do GIHPP, esse ciclo foi pensado para suprir a necessidade de alunos, profissionais e pesquisadores assimilarem a importância do conhecimento da história do movimento psicanalítico brasileiro para sua formação como analistas.

“Partiu-se do princípio de que o psicanalista, para constituir uma agenda clínica e intelectual com relativa autonomia, deve se posicionar politicamente frente aos desafios de seu tempo. O esquecimento da história das gerações anteriores compromete a prática reflexiva, deixando os analistas na posição de repetidores da teoria”, afirma o professor.

O Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise é uma equipe de pesquisa composta por um coletivo interdisciplinar que visa à produção do conhecimento em parceria, identificando-se pela possibilidade de compartilhar problemas, experiências e objetivos comuns. Fazem parte desses objetivos: a discussão das relações da Psicanálise com a História, a Teoria Social e a Linguística, e seus impactos éticos e políticos na Psicanálise em extensão e intenção. No site do GIHPP está disponível: acervo de livros, artigos, documentários do grupo e .