Peça inspirada em queimadas na Serra de São José será apresentada neste final de semana
Publicada em 21/08/2024
A Companhia Mineira, formada por ex-alunos do curso de Teatro da Â鶹ÊÓƵ, retorna a São João del-Rei para encenar o espetáculo Outono, desta sexta, 23, a domingo, 25, na Sala Preta da Â鶹ÊÓƵ (CTAN). A direção é de Diego Matos, com atuação de Júnio de Carvalho e Priscila Natany. A apresentação une as linguagens da dança e do teatro e busca refletir de maneira lúdica a relação do ser humano com a natureza.
“Criamos o espetáculo num período em que estava havendo muitas queimadas na Serra São José, não muito diferente do que está acontecendo atualmente, diga-se de passagem. É um crime e nós queremos refletir sobre isso. Claro, de maneira poética, dentro de uma linguagem artística”, comenta a atriz Priscila Natany.
No palco, os dois atores buscam envolver a plateia de modo a convidá-los a repensarem não apenas a dança, mas também a conexão do ser humano com a natureza.
A Companhia Mineira
A equipe da peça é composta por artistas formados no curso de Teatro da Â鶹ÊÓƵ e o trabalho já foi apresentado em diversas cidades do país como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus, Divinópolis, Perdões, Ponte Nova e Tiradentes. Agora, enfim a companhia se apresenta na cidade de origem da peça. Segundo o ator Júnio de Carvalho, voltar à cidade significa completar um ciclo profissional. “Nos últimos anos temos circulado pelo país com vários trabalhos artísticos, ganhando mais experiência como atores e produtores culturais. Então, agora, retornar para cidade onde o espetáculo surgiu é uma oportunidade para compartilhar com o público local nossas perspectivas artísticas e técnicas adquiridas. Voltar é uma forma de honrar onde tudo começou.”, completa.
Na sexta, 23, serão duas sessões, às 14h e às 19h. Já as apresentações de sábado e domingo acontecem às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo . Estará disponível acessibilidade em libras. A Sala Preta do CTAN fica no prédio do curso do Teatro. Siga o Instagram
Ficha Técnica:
Atuação: Priscila Natany e Júnio de Carvalho
Direção: Diego Matos
Trilha sonora: O grupo
Figurino e cenário: Diego Matos
Iluminação: Priscila Natany
Operação de som: Paloma Arantes
Produção de objetos: Taísa Campos
Cenotécnico: Luís Cláudio Resende
Costureira: Maria de Lourdes
Produção Local: Estúdio Sapituca - Luís Firmato e Mônica Reis
Identidade visual: Priscila Natany
Realização: Companhia Mineira
Apoio: Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Artes da Cena (DEACE)
Projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, Governo de Minas Gerais e Ministério da Cultura/Governo Federal