CNPq financia 188 bolsas de IC na Â鶹ÊÓƵ até 2027
Publicada em 21/08/2024
Vem agora do CNPq a boa notícia: resultado de elaborados pela PROPE para a manutenção da tradição de formação de jovens pesquisadores pela Â鶹ÊÓƵ se traduz na conquista de 188 bolsas anuais de Iniciação Científica, com vigência até 2027, assim distribuídas: 135 bolsas PIBIC, 23 PIBITI (Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), 20 PIBIC-Af (Ações Afirmativas) e 10 bolsas para PIBIC-EM (Ensino Médio).
Esse triunfo representa nada menos do que R$ 4.593.600,00 para financiamento da IC na Universidade, e segue uma trilha consolidada desde os primórdios da Federal de São João del-Rei. Ano passado, a glória : 324 bolsas de Iniciação Científica para os próximos cinco anos.
Sempre é bom lembrar que a IC fomenta a formação e a produção científica qualificada dos estudantes, o que minimiza a evasão e fortalece a Â鶹ÊÓƵ como instituição de excelência em pesquisa. Afinal, “a coisa mais incompreensível sobre o mundo é que ele é compreensível”, como nos ensinou o famoso físico alemão.
Para o pró-reitor André Baldoni, esse feito é institucional: a construção e avaliação dos quatro projetos elaborados pela Pró-Reitoria envolvem aspectos e indicadores construídos por toda a comunidade acadêmica. Ele destaca: o quantitativo de alunos e de grupos de pesquisa; as políticas inovação e de ações afirmativas; a produção científica; a realização do Congresso de Produção Científica.
Neste link, constam o resultado de acompanhamento dos egressos da IC da Â鶹ÊÓƵ.