Exposição destaca a resistência e a identidade da mulher negra
Publicada em 22/08/2024
A galeria da Adro +, em São João del-Rei, receberá a exposição individual da artista baiana Jessica Lemos, com abertura marcada para o dia 24 de agosto e visitação até 23 de novembro. A mostra, que tem entrada gratuita, reúne três obras que evidenciam o profundo compromisso da artista com a investigação das questões raciais e de gênero: o ensaio fotográfico “Mocamba”, a instalação “Qual a cor da sua pele?” e a videoperformance “A contar gotas”.
A curadoria da exposição, realizada pelo professor da Â鶹ÊÓƵ, Ricardo Coelho, valoriza as qualidades plástico-poéticas dos trabalhos de Jessica Lemos e os aspectos conceituais de sua pesquisa, que explora a identidade da mulher negra e sua luta constante em um contexto marcado pelo racismo e pelo patriarcado.
“Mocamba”, o ensaio fotográfico central da exposição, homenageia as tradições quilombolas e o protagonismo feminino na comunidade do Quilombo Alto do Tororó, em Salvador.
A instalação “Qual a cor da sua pele?” é composta por 16 retratos de mulheres negras, apresentando uma variedade de tonalidades de pele, intercalados com 4 espelhos que permitem ao visitante se ver entre as retratadas.
Na videoperformance “A contar gotas”, exibida de forma contínua, o público é convidado a observar a tentativa da artista de extrair gotas de um frasco com a palavra “AFETO” no rótulo. As gotas caem com dificuldade em uma colher que nunca se enche, enquanto a artista luta para captar o líquido.
A Adro + fica na Rua Getúlio Vargas, 154, Centro, São João del-Rei e funciona de Quarta a sábado, de 15h às 20h. Siga o Instagram