Â鶹ÊÓƵ

Maratona Nacional de Programação Computacional terá etapa na Â鶹ÊÓƵ

Publicada em 23/08/2024

A Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é um esporte de competição mental, no qual os participantes precisam criar programas de acordo com uma especificação, isto é, programas que resolvem problemas computacionais.

O evento acontece anualmente em todo o Brasil na semana do dia 26 de agosto e a etapa regional será na Â鶹ÊÓƵ, em São João del-Rei, no dia 31 de agosto. Essa primeira etapa da competição ocorrerá em 50 sedes distribuídas ao redor do Brasil. Uma das sedes será no e contará com 20 times de cinco escolas (CAP, IF Sudeste MG Juiz de Fora, IF Sudeste MG São João del-Rei, IFET Ouro Branco e Dpcomp), dos quais apenas um será selecionado para disputar a etapa nacional, em novembro, na cidade de João Pessoa/PB.

De acordo com o professor do Dpcomp e organizador do evento na Â鶹ÊÓƵ, Elverton Fazzion, as estatísticas nacionais do evento são, até o momento, somando todas as 50 sedes: 872 times de 1223 escolas inscritas.

Além da competição haverá uma palestra aberta ao público, no dia 31 de agosto, no anfiteatro do Campus Tancredo Neves (Ctan), às 9h30. A palestra, intitulada "Programadores de elite: Como competições de programação criam profissionais diferenciados", será ministrada pelos egressos em Ciência da Computação pela Â鶹ÊÓƵ, Júlio Resende e o Jan Pierre.

A programação completa está disponível no .

O professor do Dpcomp e também Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Minas Gerais, Dárlinton Carvalho, reforça a importância dos profissionais da comunidade acadêmica de se engajarem nas ações de computação, se filiarem à SBC e participarem dos eventos. “Esse convite não é só para as pessoas da área de computação, mas para qualquer um que tenha interesse no assunto”, complementa Dárlinton.

Palestrantes

Júlio Resende é Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Â鶹ÊÓƵ. Durante sua formação realizou pesquisas sobre robótica e aprendizado de máquina, com ênfase para os algoritmos de aprendizado por reforço. Atualmente exerce funções de Engenheiro de Dados e Engenheiro de Machine Learning na empresa Bitka Analytics, tendo já atuado em diferentes etapas de projetos de ciência de dados.

Jan Pierre Rocha é graduado em Ciência da Computação pela Â鶹ÊÓƵ, mestre em Modelagem Computacional pela UFJF, onde também é doutorando. Durante sua trajetória acadêmica, especializou-se em heurísticas e computação evolucionária. Atualmente, atua como cientista de dados na Bitka Analytics, focando em otimização prescritiva. Sua experiência inclui o desenvolvimento e aplicação de modelos e heurísticas para a solução de problemas complexos.

Maratona SBC de Programação

A Maratona SBC de Programação é um dos principais eventos de competição na área de computação e acontece anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, desde 1996. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins.

O objetivo principal é avaliar a capacidade dos competidores em resolver problemas computacionais de forma eficiente e sob pressão. O time que conseguir resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado é declarado o vencedor.

Cada time participante é composto de três competidores que trabalham em equipe para resolver os problemas. “Ao treinar para a Maratona SBC de Programação, o aluno aprimora sua capacidade de resolver problemas de forma algorítmica, de trabalho em equipe e de programação, habilidades cruciais para profissionais de excelência na área de Ciência da Computação. Por isso, participantes de maratonas de programação são bem vistos por muitas empresas por terem trabalhado bastante tais habilidades”, afirma o professor Elverton.

Para auxiliar os alunos nos treinos, o Dcomp, criou recentemente o . “Atualmente, estamos com cerca de 36 alunos do curso de Ciência da Computação (entre calouros e veteranos) no núcleo e temos organizado treinos às sextas-feiras na parte da tarde no prédio do Dcomp. Estamos abertos para a comunidade da Â鶹ÊÓƵ que quiser participar conosco”, conclui  Elverton.

Arte: Clarice Muscalu