Pacheco é homenageado por incentivar ensino superior em MG
Publicada em 26/08/2024
O reitor da Â鶹ÊÓƵ, professor Marcelo Andrade, participou, na última sexta-feira (23), da homenagem que reitores e reitoras mineiros fizeram ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, o mineiro Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O evento aconteceu em Belo Horizonte, e foi organizado pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes). O presidente do Foripes e reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, destacou a importância das emendas parlamentares destinadas pelo senador às instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais e que, nos últimos anos, foram fundamentais para a manutenção das atividades das IFES.
Em 2023, Rodrigo Pacheco destinou R$ 51 milhões para as 11 universidades federais do estado. Neste ano, o senador alocou mais R$ 28 milhões para as universidades federais e uma quantia equivalente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais.
Até o momento, os valores permanecem contingenciados pelo Ministério da Educação, mas Pacheco afirmou que há uma expectativa positiva para a liberação dos recursos. Marcelo Andrade acentuou que esses recursos são fundamentais para a Â鶹ÊÓƵ que, assim como outras federais, passa por dificuldades para manutenção das atividades e carece de financiamento para obras e investimentos.
Marcelo Andrade, que já presidiu o Foripes, destacou que a luta de Pacheco em prol da educação superior tem sido uma marca do mandato do parlamentar. “Em 2022, por exemplo, foi a ele que nós, reitores e reitoras mineiros, recorremos diante dos sucessivos cortes e contingenciamentos. Pacheco sempre ouviu e defendeu nossas reivindicações no pleito federal”, lembrou.
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou, durante seu discurso na cerimônia, a importância de se estabelecer um canal de diálogo com o chefe de um dos poderes da República, o que, segundo ele, representa um reconhecimento do papel essencial que as universidades federais desempenham no país. "As universidades federais enfrentam uma década de subfinanciamento e dificuldades para honrar seus compromissos, o que torna as emendas recentes estratégicas para a sobrevivência dessas instituições", afirmou.
Pacheco reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da educação, enfatizando que uma educação de qualidade é essencial para a formação de cidadãos não vulneráveis e para o fortalecimento da democracia. Ele também destacou a importância de preservar a educação, junto à imprensa e ao sistema de justiça, como pilares para a construção de uma sociedade com senso crítico. "A educação é a chave para transformar o Brasil em uma grande nação", finalizou.
(Luciene Tófoli - com informações da Assessoria de Comunicação da UFV)