Aluno do CAP é aprovado para estágio em universidade na Holanda
Publicada em 26/08/2024
O aluno do 10º período do curso de Engenharia de Bioprocessos do Campus Alto Paraopeba (CAP), Marcos Gomes Machado, está com viagem marcada para janeiro de 2025, com destino à Holanda. Ele foi aprovado no edital de estágio internacional da , um dos maiores parques de pesquisas e negócios da Europa e que possui laboratórios voltados para o desenvolvimento de processos sustentáveis.
Marcos participa do Pet BioSus e a sua pesquisa trata sobre a utilização de microalgas e biodigestão para o desenvolvimento sustentável, sob a coordenação do professor do Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO), Ênio Nazaré de Oliveira Júnior.
“O Pet Biosus, foi onde eu tive o meu primeiro contato com a pesquisa e me apaixonei. Fiquei na coordenação por dois anos, fui a diversos congressos e sempre busquei me aprimorar em eventos e cursos on-line. Também fui me aperfeiçoando no inglês para realizar meu sonho de estudar fora do Brasil, até que em 2023 fui aprovado para o estágio na Holanda”, conta Marcos.
O estudante também participou do Living Lab Biobased Battle da Â鶹ÊÓƵ e universidades holandesas nas edições de 2022 e 2023, que são competições virtuais entre universidades de MInas e da Holanda. “Foram quatro dias intensos e bem legais. Inclusive foi nesse último que ouvi falar sobre essa oportunidade de estágio pelo programa Living Lab Biobased Brazil”, afirma o estudante.
Durante os cinco meses do estágio, Marcos receberá bolsa para auxiliar no custeio dos estudos. “Já os custos com passagens, visto e demais necessidades é um dos maiores obstáculos a vencer nessa etapa”, comenta Marcos, que tem conciliado os estudos com o trabalhado para levantar a verba necessária para cobrir todos os gastos.
Para o professor e orientador, "Marcos está disposto a representar o CAP, realizando a troca de saberes e contribuindo para um futuro melhor do planeta", comenta Ênio.
Marcos tem como expectativa aprender como se faz pesquisa num centro de excelência e buscar uma oportunidade de trabalho ou de mestrado para seguir na área acadêmica.