Â鶹ÊÓƵ

INDETEC tem nova Coordenadora

Publicada em 02/09/2024

A professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC), Paula Karina Salume, é a nova coordenadora da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico (INDETEC), situado no Campus Santo Antônio da Â鶹ÊÓƵ, em São João del-Rei.

De acordo com Paula, as expectativas para a gestão incluem o fortalecimento da rede de mentores e parceiros, ampliando e diversificando conexões com outras incubadoras, parques tecnológicos, empresas e investidores, para criar um ecossistema robusto e colaborativo. “Além disso, continuaremos a oferecer apoio personalizado aos negócios incubados, adaptando capacitações para atender suas necessidades específicas por meio de monitoramentos frequentes e plataforma virtual de aprendizagem.” Para a professora, é também essencial fomentar um ambiente colaborativo e inspirador, no qual a equipe, empreendedores, comunidade acadêmica e sociedade possam compartilhar ideias e aprender juntos, enriquecendo o ecossistema de empreendedorismo e inovação de forma sustentável. “Sinto-me honrada e motivada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que este papel proporciona. Minha missão é dar continuidade à trajetória de sucesso da incubadora, ampliando seu impacto e alcance”.

INDETEC

A INDETEC é uma incubadora mista e sua infra-estrutura é composta de instalações físicas e de recursos humanos voltados para o crescimento de empresas de base tecnológica e tradicional. A incubadora busca atender aos setores econômicos regionais tradicionais (quanto a necessidade de desenvolver novos produtos, processos e serviços para se manterem competitivos no mercado) e também estimula o desenvolvimento de tecnologias voltadas para as demandas regionais.

A incubadora possui a certificação CERNE 1 (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), desenvolvida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o objetivo de aprimorar significativamente os resultados das incubadoras em diversos setores. O planejamento estratégico inclui a renovação dessa certificação e a preparação para a obtenção do CERNE 2, com o intuito de elevar ainda mais o padrão de qualidade. 

À empresa Pré-Incubada LignUP e às empresas Incubadas, Axol Engenharia, Brotô Bambu, Gran Arthurium, MF Charcutaria e TECDEF, foram incorporadas recentemente, as empresas Pré-Incubadas, KiFome, Maricota Cozinha Artesanal, Functional Candy TouristMe e FortMais; assim como as empresas Incubadas, Lais.App e Ser da Terra.

Atualmente, a INDETEC totaliza 13 empreendimentos e tem empresas incubadas nas 4 cidades de abrangência da Â鶹ÊÓƵ, São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco.