Â鶹ÊÓƵ

Equipe e-CAP participa da competição internacional Shell Eco-Marathon

Publicada em 10/09/2024

A equipe e-CAP do Campus Alto Paraopeba participou, entre os dias 27 a 30 de Agosto, da competição internacional Shell Eco-Marathon 2024 no Rio de Janeiro. Este é o segundo ano da equipe na competição na categoria Conceito Urbano Elétrico. 

O veículo da equipe e-CAP se destacou como um dos mais bonitos, tendo sido convidado para participar na fileira da frente na foto oficial do evento. Além disso, o e-CAP conseguiu, pela primeira vez, ser aprovado na inspeção técnica, que é feita para habilitar o veículo para ir para a pista juntamente com outras 3 equipes. O urbano da equipe, no entanto, não conseguiu completar as 10 voltas necessárias para fazer uma marca válida.

A Shell Eco-marathon é uma competição anual que desafia equipes de estudantes do mundo todo a projetar, construir e dirigir veículos de alta eficiência energética. A competição tem como objetivo inspirar jovens engenheiros a ultrapassar os limites da eficiência e estimular o debate sobre o futuro da mobilidade. Vence a competição o veículo que consegue completar 10 voltas na pista dentro de um tempo limite de 25 minutos e consumindo o mínimo de energia. No caso dos veículos elétricos, a autonomia é medida em km/kWh, ou seja, distância percorrida pela energia gasta da bateria.

Neste ano participaram do torneio no Brasil 40 equipes de universidades de toda a América Latina. A equipe Milhas Gerais, do CSA, esteve também na competição representando a Â鶹ÊÓƵ na modalidade protótipo a combustão. Desse total, apenas 6 equipes participaram da categoria do conceito urbano. Além da Â鶹ÊÓƵ, as outras universidades foram a Unicamp, UFMG, CEFET-MG, UTFPR e Unioeste. 

Diferente da categoria de protótipos que são basicamente um triciclo invertido, o conceito urbano possui todas as funcionalidades de um veículo convencional: freio a disco nas quatro rodas, faróis, luz de freio, pisca-alerta, limpador de parabrisa, buzina e etc. Além disso, o carro elétrico desenvolvido pela equipe e-CAP utiliza baterias de lítio e o controlador do motor é totalmente desenvolvido na Â鶹ÊÓƵ.  O time atual é composto por 11 alunos da Engenharia Mecatrônica, coordenado pelo professor Tarsis Prado Barbosa e o veículo foi construído totalmente no NIPEM - Núcleo de Inovação, Pesquisa e Ensino em Mecatrônica.

 

Texto e Arte: Giovanni Alcântara