Â鶹ÊÓƵ

Evento em Divinópolis inaugura Núcleo de Estudo e Pesquisa da Acom e lança projeto Genoma SUS, em parceria com a Â鶹ÊÓƵ

Publicada em 12/09/2024

A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acom) inaugurou, nesta terça, 9, o Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP). O espaço tem como objetivo promover e coordenar pesquisas focadas na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer. Além disso, durante o evento de inauguração, foi anunciado o início do projeto "Genoma SUS" em Minas Gerais, um programa nacional de genômica e saúde de precisão.

Núcleo de Estudo e Pesquisa (NEP)

O NEP surge como uma ferramenta estratégica para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao câncer. A estrutura inaugurada está localizada no Centro Oncológico da Acom e estará aberta a profissionais de saúde, médicos, cientistas e estudantes envolvidos com a oncologia e áreas afins. O objetivo do núcleo é impulsionar a produção científica voltada para a melhoria do atendimento oncológico.

A professora Luciana Lara dos Santos, pesquisadora da Â鶹ÊÓƵ e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), destaca a importância do NEP para a integração entre pesquisa e assistência: "O NEP é uma grande conquista para todos os projetos de pesquisa realizados em parceria com a Acom, pois oferece um espaço para que nossos discentes realizem suas atividades, o que certamente impactará na efetividade dos projetos desenvolvidos”.

O presidente da Acom, Marcelo Carlos da Silva, sublinhou o impacto positivo que o NEP pode trazer para a pesquisa oncológica e para a saúde pública. "As evidências geradas no NEP podem influenciar políticas de saúde mais eficazes, com foco na prevenção, tratamento e cuidados paliativos para pacientes com câncer", ressaltou.

Entre os projetos já em andamento no NEP, dois são coordenados por docentes da Â鶹ÊÓƵ: o Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer e Acompanhamento Familiar, sob a responsabilidade da professora Luciana Lara, e o projeto de Avaliação da Efetividade do Aplicativo Iuprost®️ para controle da incontinência urinária após prostatectomia, coordenado pela professora Cissa Azevedo.

Genoma SUS em Minas Gerais

Durante o evento de inauguração do NEP, foi oficializado o início do projeto Genoma SUS em Minas Gerais, com a participação da Acom. Financiado pelo Ministério da Saúde, o Genoma SUS tem como um de seus objetivos preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar análises genéticas avançadas. O projeto, coordenado pelo professor Eduardo Martin Tarazona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inclui oito centros âncoras espalhados pelo país, sendo um deles em Belo Horizonte.

A Acom foi incluída no projeto Genoma SUS graças às parcerias de pesquisa estabelecidas com a Rede Mineira de Genômica Populacional e Medicina de Precisão, da qual a professora Luciana Lara faz parte. O Programa de Predisposição Hereditária ao Câncer, desenvolvido na Acom, terá as primeiras amostras de pacientes de Minas Gerais sequenciadas, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira e fornecendo resultados mais precisos para os pacientes atendidos.

Presenças e Parcerias

A inauguração do NEP contou com a participação de representantes da Â鶹ÊÓƵ. O reitor da Â鶹ÊÓƵ, Marcelo Andrade, enfatizou a importância do projeto para o avanço da pesquisa e da assistência na saúde pública: "Este é um momento significativo para o reconhecimento do trabalho dos nossos pesquisadores e para reforçarmos, junto às autoridades, a necessidade do investimento público nas universidades federais".

A professora Hérica de Lima Santos, diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, comemorou a criação do núcleo: "Este momento é um grande marco para Divinópolis e para toda a macrorregião. A criação do NEP reflete a importância do processo de educação permanente, proporcionando a interação entre assistência, ensino e pesquisa".

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ, André Baldoni, destacou o papel do NEP no fortalecimento da pesquisa e na conexão entre universidade e sociedade. "A inauguração do NEP vai fomentar a formação de recursos humanos, desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade e inovação. O mais importante é que isso contribuirá para a oferta de serviços de saúde mais precisos e de maior qualidade para a comunidade, fortalecendo o SUS".

O evento também contou com a presença de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, oncologistas, pesquisadores e políticos da região.

Com o NEP e a integração ao Genoma SUS, a Acom e a Â鶹ÊÓƵ avançam em sua missão de promover pesquisas que beneficiem a população, com foco em um atendimento oncológico mais preciso e na melhoria das condições de saúde da comunidade.