Â鶹ÊÓƵ

Programa de extensão ECOS participa do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade em Juiz de Fora

Publicada em 18/09/2024

De 19 a 22 de setembro, a Â鶹ÊÓƵ estará presente no Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (), com a participação do Programa de extensão Educação e Cinema com os territórios (), juntamente com a . O programa é parceiro do evento na curadoria da mostra infantil de cinema-educação voltada para infâncias e escolas, na programação das mesas e rodas de conversa. 


O ECOS e Grupo Travessia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também ofereceu uma oficina de cinema e educação para crianças do ensino fundamental. 

O programa ECOS existe desde 2018, e é coordenado pela professora do Departamento das Ciências da Educação (DECED), Fernanda Omelczuk. 

A 3ª edição do FESTICIDI acontece em Juiz de Fora, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O evento que visa promover o diálogo sobre diversidade, direitos humanos e inclusão por meio da arte, tem sua programação inteiramente gratuita e aberta ao público.


Criado e produzido pela Associação Cultural CineFanon, o FESTICIDI estreou em 2022 com o objetivo de dar visibilidade à cultura da diversidade e promover o diálogo sobre direitos humanos e cidadania. O evento é uma celebração cultural que reúne, diversas manifestações artísticas, incluindo cinema, música, artes visuais e gastronomia.


A programação do festival inclui um painel diversificado de debates, seminários, encontros e rodas de conversa, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de artistas, acadêmicos, ativistas e mestres populares que produzem cultura voltada para a promoção da cidadania e da diversidade.


Neste ano será realizada pela primeira vez dentro do Festival o I Encontro Rede KINO na Zona da Mata e Vertentes de Minas Gerais, com um dia na programação dedicado à diversidade com cinema, com as infâncias, com as escolas e com a educação. A parte central deste dia será uma mostra de cinema-educação-diversidade e uma roda de conversa para troca de experiências sobre cinema e educação em suas diversidades de territórios, públicos e metodologias. 


O festival contará com exibições de filmes, oficinas e debates que abordam questões sociais e culturais urgentes, com destaque para temas como Racismo, LGBTQIAPN+, Religiosidade Afro-brasileira e Povos Originários. O objetivo é incentivar a reflexão sobre as múltiplas identidades e histórias que compõem o Brasil.