Â鶹ÊÓƵ

Â鶹ÊÓƵ recebe importante evento nacional de Artes Cênicas

Publicada em 19/09/2024

Por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), acontece nos dias 27 a 30 de setembro, no Campus Santo Antônio na Â鶹ÊÓƵ, a

 

O PPGAC possui atualmente dois docentes que integram a Diretoria Executiva da ABRACE no biênio 2024-2025; os professores Berilo Luigi Deiró Nosella e Carina Maria Guimarães Moreira, que também integra, atualmente, a Comisión Latinoamericana Inter Asociaciones Nacionales de Investigación Teatral.

 

“É um momento muito importante para a área das Artes Cênicas em nossa Instituição, pois a ABRACE é a maior e mais importante Associação de Pesquisa e Pós-Graduação nesta área em nosso país”, afirma o professor Berilo.

 

A XII Reunião Científica possui 530 participantes inscritos de todo Brasil e da América Latina, com 479 trabalhos de pesquisa submetidos para serem apresentados. O evento é financiado pela Capes, Fapemig e CNPq.

 

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até sexta, 20 de setembro no link.

 

A programação completa está disponível no link 

 

XII Reunião Científica da ABRACE, tem como ponto de partida temático o poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado originalmente em Claro enigma (1951).


A proposta é pensar sobre o poder das artes cênicas frente ao avanço da máquina mundial sob o planeta e em defesa das lutas justas pela terra. Aqui compreendem um leque amplo de sentidos, agentes e contextos relacionados aos processos de libertação e de descolonização de nações e povos, as diversas formas de resistência empregadas por quilombolas, indígenas, ribeirinhos, militantes sem-terra, que, até hoje, buscam o reconhecimento de seus direitos aos territórios que habitam ou já habitaram como, também, outros modos de conceber a terra/mundo que alteram o valor das forças que nos movem e as variadas práticas de combate sublevações, revoltas, motins, ocupações, levantes, dentre outras maneiras de fazer frente ao avanço da máquina ecoando as veredas das Gerais.

 

Criada em 21 de abril de 1998, em Salvador, Bahia (com apoio do CNPq e do CADCT/ BA), com ampla participação de lideranças representativas da área de artes cênicas (teatro e dança) de todo o Brasil, a ABRACE teve no I Congresso (São Paulo) o primeiro ponto forte de sua história. A realização deste Congresso na ECA/USP, em setembro de 1999, revelou o crescimento da área de Artes Cênicas no ambiente universitário brasileiro, desde a implantação dos primeiros cursos livres nos anos 40 e 50, dos cursos de graduação nos anos 60 e do lento processo de criação dos cursos de pós-graduação a partir dos anos 70.

A imensa variedade de títulos apresentados para as comunicações do I Congresso, que teve como tema central a pergunta “Quem somos?” possibilitou um panorama do que se estava produzindo e pesquisando em Artes Cênicas no Brasil. O eixo de trabalho neste congresso foi construir um mapa da pesquisa e da pós-graduação no país.