Â鶹ÊÓƵ

Â鶹ÊÓƵ é terceira colocada nacional no PIBID

Publicada em 27/09/2024

A Â鶹ÊÓƵ recebeu um importante reconhecimento nacional ao ter seu Projeto Â鶹ÊÓƵ e os Subprojetos das áreas específicas classificados em terceiro lugar no ranking entre 302 instituições que concorreram às Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 


Além de ocupar essa posição de destaque, a Â鶹ÊÓƵ é a primeira universidade da região Sudeste no ranking. A nossa nota foi 298,98 de 300, ou seja, 99,66% da máxima. A pontuação é composta pela soma das notas do Projeto Â鶹ÊÓƵ e da média das notas dos Subprojetos


O PIBID é uma iniciativa da Política Nacional de Formação de Professores, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), que busca proporcionar aos estudantes de licenciatura uma vivência prática do ambiente escolar. O programa concede bolsas a discentes de todos os cursos de licenciatura da Â鶹ÊÓƵ, o que permite a esses futuros professores conhecerem de perto o dia a dia das escolas públicas de educação básica e o contexto em que elas estão inseridas. Com isso, os licenciandos têm a oportunidade de observar e refletir sobre a prática docente desde o início de sua formação.


A Coordenadora Â鶹ÊÓƵ, Professora Luciani Dalmaschio, comenta que a “excelente classificação da Â鶹ÊÓƵ é resultado do compromisso que os professores dos cursos de licenciatura da instituição assumem no trabalho de formação docente de alta qualidade”. A pontuação atingida coloca a instituição em uma posição privilegiada na distribuição de bolsas pelo programa, que deve ser anunciada pela CAPES nos próximos dias.


Luciani relembra que “a Â鶹ÊÓƵ participa, desde 2007, de todos os editais do PIBID e, desde 2018, daqueles que se referiram ao Programa de Residência Pedagógica, sempre com propostas que visam ao desenvolvimento dos saberes específicos, articulados com os conhecimentos sobre a diversidade humana, em interface com o processo de transposição didática desses saberes”.


O PIBID envolve a participação de vários atores, incluindo os estudantes de licenciatura da Â鶹ÊÓƵ, professores da universidade, professores supervisores das escolas de educação básica e os estudantes dessas escolas. Esse formato de trabalho integrado contribui para a qualidade da formação dos futuros docentes.


“O PIBID/Â鶹ÊÓƵ, ao promover e consolidar o contato entre a universidade e as escolas de educação básica, em um projeto com financiamento, regras claras e orientação, abre portas para que os licenciandos se apropriem de uma cultura profissional que lhes permite refletir sobre a sua prática, problematizá-la e transformá-la”, ressalta Luciani.


Rejane Correa da Rocha, Pró-Reitora de Ensino de Graduação, comemora: “O PIBID é um projeto institucional fundamental na formação de professores, promovendo diálogos entre escolas e universidades, além de estimular práticas interinstitucionais e oferecer financiamento para criar espaços colaborativos. Também representa uma importante ação afirmativa para os estudantes das licenciaturas. Parabenizo toda a equipe das 13 licenciaturas da Â鶹ÊÓƵ envolvidas na construção do projeto do  edital PIBID (24-26), que conquistou o terceiro lugar geral no país, especialmente a Professora Luciani Dalmaschio pelo seu empenho e dedicação”.


PIBID


O programa tem como objetivos principais: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

 

Artes: Giovanni Ancântara