Egressa do mestrado em educação da Â鶹ÊÓƵ é selecionada para estágio pós-doutoral na Angola
Publicada em 30/09/2024
A Professora Cristina Carla Sacramento, graduada em Pedagogia na Â鶹ÊÓƵ, foi uma das 86 mulheres selecionadas na de Mulheres na Ciência. Ela vai realizar seu estágio pós-doutoral na Universidade Agostinho Neto, em Luanda (Angola).
Cristina é graduada em Pedagogia aqui na Â鶹ÊÓƵ, onde também fez Mestrado na Pós-graduação em Educação PPEDU (Processos Socioeducativos e Práticas Escolares), sob orientação do professor. Laerthe de Moraes Junior, no ano de 2013. Em seguida, fez doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A cientista foi selecionada com a pesquisa As representações de infâncias que nos chegam pela literatura infantil desde o século XX: diálogos entre Brasil e África, na qual pretende analisar as representações de infâncias de crianças negras na literatura infantil do início século XX, por meio de obras brasileiras, em diálogo com as angolanas. A pesquisa também será desenvolvida aqui no Brasil, com sua segunda parte sendo realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a supervisão da professora Débora Araújo.
Chamada Atlânticas é o resultado de uma parceria entre Ministério da Igualdade Racial, em parceria com o Ministérios das Mulheres, Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do CNPq. O programa foi criado com o intuito de oferecer bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior para pesquisadoras negras, quilombolas, indígenas e ciganas regularmente matriculadas em cursos de doutorado reconhecido pela Capes, ou que tenham concluído programa de pós-graduação reconhecido pela Capes em qualquer área de conhecimento. O objetivo é ampliar a participação dessas mulheres na ciência.
Texto e arte: Giovanne Alcântara