Música e História no Centro Cultural da Â鶹ÊÓƵ
Publicada em 10/10/2024
No próximo dia 14 de outubro, o Centro Cultural da Â鶹ÊÓƵ (Solar da Baronesa) recebe a Leitura cênica e musical Novecento, inspirada no célebre monólogo do autor italiano Alessandro Baricco. O evento tem entrada gratuita e começa às 19h.
13 de outubro de 2024, um dia antes do evento, marca os trinta anos da primeira publicação de 900, texto teatral de Baricco, escolhido para uma encenação apresentada em ocasião da XXIV edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, que acontece de 14 a 20 de outubro de 2024, cujo tema O italiano e o livro: o mundo entre as linhas tem como objetivo explorar o nexo entre língua e literatura no mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que valoriza o papel do livro como veículo do patrimônio cultural, valor e identidade italiano.
O monólogo se passa a bordo de um transatlântico do início do século XX, meio de transporte que remete de imediato à atual comemoração dos 150 de imigração italiana no Brasil. O navio de nome Virginian, que é palco da história era movido a vapor, e nos anos entre as duas grandes guerras, cruzava a rota entre a Europa e a América com sua carga de bilionários, emigrantes e gente comum.
Dizem que no Virginian se exibia a cada noite um pianista extraordinário, dotado de uma técnica mirabolante, capaz de tocar uma música nunca ouvida antes, maravilhosa. Diziam que, se sua história fosse louca, e ele tivesse nascido naquele navio e que nunca tivesse saído de lá? E se ninguém soubesse o por quê? Essa é a sinopse da história.
A apresentação é uma adaptação de recortes do livro, uma leitura cênica nas duas línguas, italiano e português, com pontuais intervenções musicais ao piano.
Os protagonistas do espetáculo são Luísa Mitre, pianista, compositora e arranjadora de Belo Horizonte (MG), com estilo que combina a técnica da música de concerto com o balanço da música popular brasileira. Ela também faz parte do grupo de choro Toca de Tatu e é professora na Â鶹ÊÓƵ.
Priscila La Gatta, natural de Cataguases e neta de italianos, formou-se em piano pela Universidade Federal de Juiz de Fora e concluiu o mestrado em música na Â鶹ÊÓƵ. Desde 2014, tem se dedicado ao cravo, e a partir de 2021, começou a integrar a música popular brasileira em seu trabalho.
Guido Boletti, artista visual italiano, natural de Milão. Reside no Brasil há 17 anos e, desde 2013, se estabeleceu em São João del-Rei, onde atua nas Artes Plásticas. Atualmente é bacharelando em Filosofia na Â鶹ÊÓƵ.
Mais informações pelo instagram @centroculturalufsj ou pelo telefone e whatsapp (32) 99920-1261.