Â鶹ÊÓƵ

Letícia Leão fala sobre os prejuízos do uso exagerado de celulares, computadores e televisão

Publicada em 13/10/2024

Smartphones, tablets, internet ao alcance das mãos. Essas tecnologias chegaram para ficar! Mas será que estamos sabendo usá-las de forma saudável? 


Neste Dia das Crianças, procuramos saber de especialistas quais os riscos que o uso exagerado de telas na infância pode oferecer, se elas podem ser nossas aliadas e, ainda, o que podemos proporcionar aos pequenos para além dos eletrônicos. Aliás, o que seria “uso exagerado”? 


Letícia Leão, mestre em Psicologia pela Â鶹ÊÓƵ, pesquisou o uso de telas na infância durante seu mestrado. A psicóloga explica que são vários os prejuízos possíveis com o uso exagerado de celulares, computadores, televisão e outros tantos equipamentos comuns à vida de crianças nos dias de hoje. Estudos apontam prejuízo no desenvolvimento motor, cognitivo, na linguagem, na atenção, na autorregulação emocional, na qualidade do sono. 


Como fazer, então, no mundo real dominado por smartphones, notebooks e TVs? “Para que o uso de telas não seja tão nocivo, é preciso manter alguns controles. Por exemplo, observar o tempo gasto, para que esse tempo não seja tão alto a ponto de prejudicar o desenvolvimento de outras atividades, como o brincar livre, as atividades físicas e a convivência com a família”, ressalta a psicóloga. 


Também é importante acompanhar se o conteúdo é apropriado à idade, se tem muitos estímulos, principalmente no caso de crianças mais novas e bebês, alerta Letícia. Ah, e fica a dica: quando for usar a tela, que tal usar de forma compartilhada? “Jogar um videogame com amigos, ou ver um filme com os pais e, depois, discutir o conteúdo”, sugere.


Letícia ressalva que, embora os resultados das pesquisas demonstrem prejuízos, nem sempre essas pesquisas permitem estabelecer concretamente o uso das telas como única causa. O melhor, então, é garantir que as crianças terão seu tempo para brincar e conviver com a família e amigos, porque, para essas atividades, não há contraindicação!


A boa notícia é que temos muitas opções além das telas para oferecer uma infância saudável às nossas crianças. O professor de Artes Aplicadas da Â鶹ÊÓƵ, Ricardo  Coelho, pai do Caetano e da Valentina, dá algumas dicas no nosso próximo post! Acompanhe!