Â鶹ÊÓƵ

O papel da Â鶹ÊÓƵ na promoção da pesquisa de ponta e no fortalecimento de colaborações internacionais

Publicada em 15/10/2024

A professora Nádia Parrella, do Departamento de Ciências Agrárias (DCIAG) da Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ), está realizando estágio pós-doutoral como professora visitante na Texas A&M University, nos Estados Unidos. A pesquisa é parte de um projeto aprovado pelo CNPq, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo e a Â鶹ÊÓƵ, focado no avanço e expansão da cultura do sorgo no Brasil.

O projeto Avanços e Expansão da Cultura do Sorgo no Brasil: Cooperação Internacional para Formação e Treinamento de Recursos Humanos em Técnicas Avançadas de Melhoramento Genético e Produção de Sementes é coordenado pelo pesquisador Rafael Parrella, da Embrapa. A iniciativa faz parte de uma Chamada Pública (MCTI/CNPq nº 14/2023), que visa fomentar a cooperação internacional em pesquisa científica e inovação tecnológica.

A Texas A&M University (TAMU), onde a professora Nádia desenvolve suas atividades, é reconhecida como uma das principais instituições nas ciências agrárias do mundo. Fundada em 1862, a universidade abriga um dos mais tradicionais programas de melhoramento de sorgo do mundo, com uma equipe multidisciplinar focada em técnicas avançadas de seleção genômica e produção de sementes. Essa oportunidade permitirá à pesquisadora brasileira um aprofundamento nas tecnologias mais recentes da área.

Além dos ganhos acadêmicos, a internacionalização de docentes, como a que está sendo realizada pela professora Nádia, contribui para avanços no ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo laços entre instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Nádia Parrella permanecerá na TAMU por 12 meses, sob a tutoria do professor William Rooney, especialista em Melhoramento Genético de Plantas. A expectativa é que essa experiência seja oportunidade de adquirir atualizações de conhecimento para sua área de atuação, além de fortalecer a cooperação entre as universidades.

"A experiência tem sido incrível, proporcionando crescimento tanto profissional quanto pessoal. Sou grata ao CNPq pelo financiamento, à Â鶹ÊÓƵ pela liberação do meu período de afastamento e à Embrapa e TAMU pela parceria no desenvolvimento deste projeto", afirmou a professora.

A participação de Nádia Parrella neste projeto reforça o papel da Â鶹ÊÓƵ na promoção da pesquisa de ponta e no fortalecimento de colaborações internacionais, com impacto direto na agricultura brasileira, especialmente no cultivo de sorgo, uma cultura de crescente importância no país.