"A sensação é muito gratificante, sinto que algo deu certo"
Publicada em 12/11/2024
Gabriel Loureiro, aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos no CAP, é aprovado para realizar estágio em uma universidade holandesa, a Zuyd Hogeschool (University of Applied Sciences), situada em Heerlen. A oportunidade faz parte de um programa de convênio de quase 10 anos entre a instituição com algumas universidades mineiras, incluindo a Â鶹ÊÓƵ.
O estudante de 23 anos irá para os Países Baixos em fevereiro de 2025 e vai ficar lá durante 5 meses, com possibilidade de renovação e de efetivação. Durante esse período, ele vai estudar “Materiais Circulares Avançados”, com foco no uso circular de materiais biopoliméricos, colaborando com empresas para explorar novas oportunidades de circularidade e reciclagem.
“Conheci essa possibilidade de estágio durante a participação em 2022 no Living Lab Biobased Battle, uma competição online e internacional entre universidades mineiras e holandesas que buscam uma solução sustentável e inovadora para algum problema. Na época, o tema era a gestão de resíduos de casca de café e fomos até uma fazenda em São João del Rei conhecer um pouco mais do processo e ajudar a criar ideias. Foi muito legal!”, comenta Gabriel.
O aluno também afirma estar “anestesiado” com a notícia: “A sensação é muito gratificante, sinto que algo deu certo, eu fiz! Mas sinto ainda que "a ficha não caiu". Então, ao mesmo tempo estou anestesiado”.
Texto e Arte: Giovanne Alcântara