Novembro Negro: palestra nesta segunda, 18
Publicada em 14/11/2024
A Â鶹ÊÓƵ vai debater, nesta segunda, 18, às 21h, na sala 2.11 (prédio principal do CTAN), Violências raciais em contexto de violência doméstica e familiar e o sistema de Justiça, como parte da agenda do Novembro Negro na instituição. A palestra, ministrada pela pesquisadora Patrícia Oliveira de Carvalho, é também uma atividade da disciplina Seminários III, do curso de Jornalismo, oferecida pela professora Filomena Bomfim.
A proposta é enriquecer a discussão sobre as violências estruturais enfrentadas por mulheres negras no Brasil, a partir de questões urgentes da intersecção entre racismo e violência doméstica, trazendo uma análise crítica do sistema de Justiça e discutindo os desafios para a proteção dos direitos das mulheres negras e de outras minorias raciais no contexto familiar.
Patrícia é advogada, mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, onde atuou como pesquisadora Capes. Ao longo de sua formação, se dedicou à sociologia jurídica, criminologia crítica e direito do trabalho, o que lhe permitiu atuar como assistente de projetos na organização Criola e como integrante da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres da USP. Colabora também com o Programa Direito e Relações Raciais da UFBA e com o Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social da USP.
Para se inscrever, e receber certificado, é necessário preencher .