Â鶹ÊÓƵ

Rede Mineira de Comunicação Científica promove a 13ª edição do Fala Ciência!

Publicada em 26/11/2024

O é uma iniciativa da voltada para formação complementar em divulgação científica. O curso é destinado a cientistas, professores, divulgadores, jornalistas e demais interessados na comunicação pública da ciência. 

A 13ª edição será no dia 29 de novembro, das 14h às 17h, no Museu de Minas e do Metal MM Gerdau, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo Canal Fala Ciência! no YouTube (@falaciencia).

São oferecidas 60 vagas presenciais e as inscrições devem ser feitas gratuitamente pelo , até o dia 28 de novembro. Para os que optarem por acompanhar as atividades remotamente, também será necessário realizar inscrição, que podem ser feitas até o dia do evento. A transmissão será aberta pelo canal do Fala Ciência, mas somente os inscritos que registrarem presença receberão certificado.

A edição deste ano traz como tema central mudanças climáticas e divulgação científica.

 Programação

14h – Palestra “Divulgação científica para conservação ambiental”, com Gustavo Figueiroa. Biólogo, especialista em Manejo e Conservação da Fauna Silvestre, e cursando a especialização em Comunicação Pública da Ciência. Com passagens pelo Instituto Butantan e Associação Onçafari, trabalhou com manejo de fauna em cativeiro e vida livre. Foi gestor de parques e áreas verdes em São Paulo, onde foi um dos elaboradores da proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Anhanguera. É co-fundador da GreenBond, agência de comunicação especializada em projetos de conservação. Voluntário do GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e, desde 2019, faz parte do Instituto SOS Pantanal, onde atualmente é Diretor de Comunicação e Engajamento.

Instagram:

15h – Palestra “Potencial Biótico e trajetória de Júlia Quintaneiro”, com Thalita de Oliveira. Pesquisadora, professora e divulgadora científica. Bióloga e mestre em Ensino de Ciências, cursando doutorado em Educação. É integrante do Potencial Biótico, uma empresa dedicada à formação de divulgadores científicos por meio de imersões, oficinas e atividades que conectam o público não especializado aos conhecimentos científicos, aos processos da ciência, e aos próprios cientistas, transmitindo também as alegrias, desafios e inquietações da vida de pesquisador. Nesta palestra, Thalita irá contar um pouco da trajetória da bióloga Júlia Quintaneiro, que viaja pelo Brasil visitando museus de ciência, dividindo suas experiências com o público.

Instagram:

16h - Oficina “Construa o Instagram do seu projeto - aprenda como fazer com o Projeto Menos Preconceito, Mais Saúde”, com Marina Queiroz.  Jornalista, especialista em História e Culturas Políticas e em Comunicação Estratégica. Também possui formação em Liderança, Escrita Criativa, Branding, Design de Serviços e Design Thinking. Desde 2001 planeja, cria e implementa estratégias de Comunicação e Aprendizagem junto a governos, academia, terceiro setor, empresas e pessoas físicas.

Site: