Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação premia pesquisadores da Â鶹ÊÓƵ
Publicada em 12/12/2024
Realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2024, no campus Sete Lagoas, da Â鶹ÊÓƵ, o III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (III CBCP) teve a presença de instituições de pesquisa e empresas do ramo. Em 2020, a reunião de pesquisadores e profissionais das indústrias de processamento de cereais e panificação, visando promover a interação entre academia e indústria, deu origem ao congresso.
Em sua primeira edição presencial, o congresso, que ao longo de suas duas edições virtuais já reuniu participantes de diversas instituições e estados do Brasil, proporcionou um fórum com grande interação e diversificação de temas abordados.
O evento de caráter técnico-científico, com abrangência nacional, e que teve o apoio da Embrapa Milho e Sorgo e Fapemig, objetiva, principalmente, reunir e promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores, estudantes, profissionais do setor industrial e demais interessados na área de tecnologia de cereais, produtos amiláceos e panificação.
Dentre os muitos trabalhos apresentados destacaram-se aqueles que receberam Certificado de Menção Honrosa, que não aponta os melhores ou piores em qualidade e escolhe as pesquisas que estão profundamente conectadas ao tema central do evento: Economia Circular e Regionalismo na Cadeia da Panificação.
O tema abordado na edição 2024 foi "Economia circular e o regionalismo na cadeia de panificação" que foi discutido e apresentado em mesas redondas temáticas, palestras presenciais e virtuais, oficinas práticas, além da submissão de resumos expandidos com publicação registrada dos anais.
Esses trabalhos se destacam por apresentar práticas que promovem soluções regionais, como a utilização de ingredientes locais pouco explorados; melhoria do valor nutricional dos produtos, com o uso de matérias-primas inovadoras e sustentáveis; fortalecimento da conexão entre pequenos produtores, valorizando o setor da panificação e promovendo uma alimentação mais saudável e integrada.
Os trabalhos da Â鶹ÊÓƵ que receberão o Certificado de Menção Honrosa no III CBCP são: Características físico-químicas e nutricionais de milho crioulo (zea mays l.) cultivado em sistema de poli cultivo em aleias, dos autores: Júlia Oliveira, Brenda Doce, Seth Bittencourt, Elaine Teixeira, Christiano Pires; e Cultivo de Cevada na Microrregião de Sete Lagoas e o estudo de sua viabilidade para a indústria cervejeira, realizado Jeferson Jacinto, Guilherme de Moreira, Amilton da Silva, Mateus da Junqueira, Camila Rodrigues, Lanamar de Carlos.
Para as apresentações de trabalhos via banner e oral, com premiações dos destaques, foram convidados 21 especialistas de diferentes universidades do Brasil, bem como representantes de associações do consumidor e empresas da área de processamento de cereais, produtos amiláceos e panificação, para participarem das avaliações.
Segundo os organizadores, a presencialidade dessa edição ajudou a fortalecer as redes de colaboração entre os grupos de pesquisa por meio da troca de conhecimentos sobre os avanços da indústria de cereais e panificação, bem como sobre a valorização de práticas tradicionais e ingredientes regionais na panificação, conectando a produção industrial em um contexto socioeconômico sustentável.
Para ter acesso ao Caderno de Resumos do III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (CBCP) .