Â鶹ÊÓƵ participa de projeto de incentivo à vacinação
Publicada em 17/12/2024
O projeto “Vacinação: um ato de amor”, criado em junho por professores e alunos de Medicina da UFMG, busca fornecer informações confiáveis para a população sobre as vacinas e doenças prevenidas pela imunização. O projeto foi idealizado a partir da percepção dos professores sobre a necessidade de combater a desinformação e à disseminação de fake news.
A Â鶹ÊÓƵ é parceira do projeto, a partir de um convite da coordenadora do projeto, professora Lilian Martins Oliveira Diniz (Departamento de Pediatria - UFMG), para que a professora Jéssica Aparecida Fernandes (Departamento de Pediatria - Â鶹ÊÓƵ) e a aluna Ana Clara Vieira Fraga Viana (Medicina - Â鶹ÊÓƵ CCO). Assim, implantou-se mais um local de divulgação de informações sobre as vacinas, ampliando o alcance do projeto.
Para a professora Jéssica Aparecida Fernandes, do Departamento de Pediatria da Â鶹ÊÓƵ, a iniciativa desempenha um papel crucial na conscientização da população, combatendo as fake news e o movimento antivacina, que se intensificaram durante a pandemia de COVID-19: “Afinal, o nosso programa de vacinação é o melhor do mundo e não podemos deixar que tais recursos tão eficazes na prevenção sejam perdidos pela baixa cobertura vacinal, por medo da população, acarretando internações desnecessárias e, ainda pior, mortes prematuras”, ressalta.
“Vacinação: um ato de amor” pretende reafirmar conceitos básicos referentes aos programas de vacinação, trazendo informações sobre as novas vacinas e conscientizando a população. Já foram publicadas cartilhas sobre poliomielite, dengue e covid. O projeto pretende publicar, em breve, também no Instagram informações para conscientização tanto na UFMG quanto na Â鶹ÊÓƵ.
Além de professores da Faculdade de Medicina, o projeto reúne integrantes da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, contando ainda com alunos dos cursos de Medicina e Comunicação e pós-graduandos em Enfermagem.