CONSU aprova comissão para viabilizar parceria de Hospital Universitário em Divinópolis
Publicada em 20/12/2024
O Conselho Universitário da Â鶹ÊÓƵ (CONSU), aprovou em nove de dezembro, o Registro das Atividades do Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 628, de 18 de outubro de 2024, como responsável por elaborar e executar estudos sobre o Convênio com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para viabilização do Hospital Universitário Â鶹ÊÓƵ, até a assinatura do Convênio.
O Acordo de Colaboração Técnica celebra a parceria entre estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a Â鶹ÊÓƵ e a EBSERH, para a criação do Hospital Universitário da Â鶹ÊÓƵ em Divinópolis.
A diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), professora Hérica de Lima Santos, ressalta que a aprovação por unanimidade da minuta e plano de trabalho referente ao Acordo de Cooperação Técnica é mais um importante passo para a doação do Hospital à Â鶹ÊÓƵ, tão logo as obras e os processos de aquisição de equipamentos sejam finalizados, seguida da gestão do serviço pela EBSERH. “Ter um Hospital Universitário é um ganho para toda comunidade acadêmica da Â鶹ÊÓƵ e toda sociedade do Centro Oeste de MG.”
O Grupo de Trabalho é composto pelos membros: o presidente, Juliano Teixeira Moraes; Angelita Cristine de Melo e Cristina Sanches, do Curso de Farmácia; Denny Fabrício Magalhães Veloso e Júlio César Veloso, do Curso de Medicina e Liliane de Lourdes Teixeira Silva, do Curso de Enfermagem. O Grupo de Trabalho analisou os documentos do processo sempre visando garantir a autonomia universitária.
De acordo com o presidente, professor Juliano, “a finalidade desse grupo é fazer a avaliação e análise de viabilidade dos termos e documentos que se fazem necessários para a Universidade assumir a administração do hospital.”
Juliano explica que a comissão fez uma avaliação do termo de cooperação técnica, que será assinado pelo reitor, o Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministro da Educação, que prevê as atividades e funções das três esferas. No primeiro momento o Estado irá equipar o hospital, com estrutura e equipamentos onde, a partir desse momento, a Universidade irá assumir o hospital, que será transferido definitivamente, do Ministério da Educação para a Reitoria.
O professor comenta ainda que a Comissão Técnica também está em contato com outros hospitais universitários que são gerenciados pela EBSERH, para que possam compreender as estratégias e mecanismos de gestão para e assim alinhar as demandas da Universidade, que serão desenvolvidas dentro do hospital.
A comissão já se reuniu com EBSERH para as análises preliminares e o próximo passo é traçar o desenho do perfil assistencial, uma vez que o hospital hoje tem o perfil assistencial do Estado, ao qual pertence. O presidente da comissão, professor Juliano afirma que “depois disso definiremos as atividades, funções profissionais e equipes que irão trabalhar dentro do hospital para atender esse perfil assistencial e para que os nossos objetivos enquanto universidade possam ser atingidos.”
A estimativa é que o Hospital tenha 200 leitos e capacidade para atender a uma população de 1,3 milhões de pessoas, na macrorregião de saúde onde a Â鶹ÊÓƵ se insere, trabalhando integralmente com o Sistema Único de Saúde. “É um hospital que vem para a comunidade, mas também é um espaço muito importante de formação, acolhendo atividades de estágio, pesquisa, residência e emprego para os profissionais formados nos cursos oferecidos no CCO”, conclui Juliano.