·¡³æ³Ù±ð²Ô²õão da Â鶹ÊÓƵ em prol do Pré-Natal vira Lei Municipal em SJDR
Publicada em 14/01/2025
O programa de extensão “Fortalecimento do Pré-Natal na Atenção Básica de Saúde no município de São João Del Rei” tornou-se Lei Municipal na cidade em outubro de 2024. A iniciativa é do curso de Medicina da Â鶹ÊÓƵ, sob a coordenação pela professora Esther Manfrini. O objetivo é qualificar o pré-natal na assistência primária de saúde seguindo o fluxo de atenção à Saúde da Mulher do município e fortalecer o funcionamento eficiente da rede.
"O Programa surgiu com o objetivo de adequar a assistência pré-natal no município, para que ele seja realizado nas unidades de saúde da família, como é preconizado pelo Ministério da Saúde. Antes da Central já tínhamos tentado várias estratégias sem sucesso. Centralizar a gestão e a marcação foi a solução”, afirma a professora Esther.
A proposta nasceu diante da sobrecarga gerada pela concentração dos atendimentos pré-natais em um único serviço, o que reduz a qualidade e assistência do serviço no município. Por isso, foi criada a “Central de Marcação de Pré-Natal”, call center responsável por agendar todas as consultas de pré-natal via SUS na cidade.
Desde 2022, a Central vem sendo administrada pelos extensionistas do programa. Em outubro de 2024, a lei municipal nº 6.102 foi sancionada, garantindo a continuidade do serviço iniciado pelo programa, agora sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei.
Para os extensionistas e colaboradores, essa lei simboliza o reconhecimento do trabalho realizado. A Central possibilitou a descentralização das consultas de pré-natal na cidade, diminuindo a fila de espera, possibilitando o acesso às consultas ainda no início da gravidez e permitindo o acompanhamento especializado em casos de alto risco.
“Para nós, alunos da Â鶹ÊÓƵ e extensionistas, essa lei reconhece o caminho percorrido até aqui e, para a população de São João del-Rei, essa lei manifesta a consolidação de um serviço que, com pequenos passos, almeja reformular o atendimento e a saúde das gestantes da cidade.", diz Maria Clara Mendes, discente do curso de Medicina e participante do projeto.
A aprovação teve a colaboração de Adriana Cappio, Ana Clara Ulhoa e Ana Paula Santos, Cecília Valadares, Ingrid Rodrigues, José Victor, Laís Valente, Lívia Guimarães, Luana Vitória, Maria Clara Mendes, Maria Fernanda Assaiante.
Texto: Laura Bretas
Arte: Giovanne Alcântara