Exposição e documentário apresentam diversidade cultural por meio das manifestações da fé
Publicada em 14/02/2025
Inaugurada no início de fevereiro, na ADRO+ Centro Cultural, a instalação fotográfica, Corpo da Fé, está aberta para visitação até o dia 5 de abril com entrada franca. O centro cultural fica localizado na avenida Getúlio Vargas,154, no centro de São João del-Rei, funcionando de quarta a sexta-feira, das 15h às 20h e aos sábados das 10h às 20h
“Corpo da Fé”, site specific criado em 2025 para o espaço da ADRO galeria, apresenta 15 representantes ou praticantes das mais distintas religiões ou práticas filosóficas religiosas entrevistados pelo professor da Â鶹ÊÓƵ Ricardo Coelho, dispostos lado a lado sem qualquer hierarquia em função da posição relativa da luz natural emitida pelas janelas do edifício. O trabalho evidencia a diversidade das crenças que convivem na cidade de São João del-Rei, no interior de Minas Gerais, Brasil.
O material produzido foi convertido em uma instalação original e reuniu impressões das pessoas retratadas em escala real em papel off set com impressão a laser colados diretamente nas paredes no sistema conhecido como “Lambe lambe.”
Além das 15 fotografias, o projeto “CORPO DA FÉ”, aprovado na Lei Paulo Gustavo , lançou um documentário de 47 minutos, com direção de Ricardo Coelho, e coordenação Geral de Phamela Dadamo, reunindo depoimentos de fé e espiritualidade ou mesmo reflexões sobre os motivos para a ausência delas.
As pessoas retratadas no documentário, responderam a três perguntas comuns, com pequenas variações para ateus e agnósticos; Como a fé entrou em sua vida? Como e porque você percebeu que poderia ser um representante da fé que praticava? Como você pensa a relação entre corpo físico e espírito, já que muitas vezes essa relação é a fonte principal de tensão nas manifestações da fé?
Entre as religiões e práticas filosóficas-religiosas representadas nas fotos e no documentário temos duas pessoas budistas, um padre católico, um frei da ordem franciscana ligada a Igreja Católica, um pastor evangélico da Igreja Batista, uma muçulmana, três representantes de manifestações religiosas de matrizes africanas como Umbanda e Candomblé; uma benzedeira que expressa a tradição do sincretismo popular religioso no Brasil, uma pessoa espírita, uma estudiosa eclética praticante do Santo Daime e rituais xamânicos dos povos originários brasileiros, uma pessoa agnóstica, e dois ateus.
Os depoimentos foram diversos, mas muitas falas se inter-relacionam, colocando as dimensões do espiritual ou do divino como algo indissociável da vida terrena e do corpo físico. Também destacam-se as relações entre a natureza e o divino, sendo aquela expressão do sobrenatural. Outra questão interessante que permeia várias manifestações religiosas, espirituais e até mesmo ateias, é a noção da importância do convívio em comunidade e da necessidade de fazer o bem.
Confira o documentário no .
Ficha técnica Corpo da Fé:
Argumento e fotografia: Ricardo Coelho (DAUAP-Â鶹ÊÓƵ) e Phamela Dadamo
Coordenação Geral: Phamela Dadamo
Produção: Luís Firmato Bacharel em Teatro pela Â鶹ÊÓƵ e atualmente estudante de Licenciatura em Teatro pela Â鶹ÊÓƵ
Edição e montagem do Vídeo: Vinícius Cruz - Estudante do curso de Psicologia da Â鶹ÊÓƵ
Entrevistas: Ricardo Coelho (DAUAP-Â鶹ÊÓƵ)
Identidade visual e Design gráfico . Vanessa Pens - Estudante do curso de Artes Aplicadas da Â鶹ÊÓƵ