Â鶹ÊÓƵ

Conheça o SINAC: A inclusão transforma realidades! Â鶹ÊÓƵ para todos!

Publicada em 19/02/2025

O Setor de Inclusão e Acessibilidade (SINAC) da Â鶹ÊÓƵ está vinculado à Divisão de Assistência e Ações Afirmativas (DIAAF) e à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE).


O SINAC desempenha um papel essencial no atendimento aos estudantes que são público-alvo da educação especial.  O objetivo do setor é promover ações que garantam a inclusão e a permanência de pessoas com diversidade funcional (pessoas com deficiência) no ensino superior. A equipe multidisciplinar do setor oferece suporte acadêmico e garante que todos tenham acesso igualitário à universidade.


Dentre as ações desenvolvidas pelo setor está a Sala de Recursos, que funciona na Biblioteca do Campus Dom Bosco. Ela possui um ambiente equipado com tecnologias assistivas e materiais acessíveis, que dispõe do suporte de vários profissionais oferecendo um atendimento gratuito e de qualidade com foco no acolhimento e na satisfação de necessidades específicas. 


Na sala encontra-se disponível, gratuitamente a toda a comunidade acadêmica com diferença funcional e/ou deficiência, recursos de tecnologia assistiva, como lupas eletrônicas, computadores com interface acessível e com leitores de tela,  impressões de textos em braille e em fonte ampliada, materiais adaptados em alto relevo, scanners com sintetizadores de voz, e arquivos digitais acessíveis para estudantes com deficiência visual.


A revisora de Textos Braille, Fernanda Christina dos Santos, conta que a sala tem sido um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre acessibilidade. “Recebemos visitas de duas professoras e suas turmas (turma de Licenciatura em Matemática da professora Viviane Almada e turma de Pedagogia da professora Maria Jaqueline de Araújo), que puderam conhecer de perto os recursos disponíveis e ampliar suas reflexões sobre inclusão no ambiente acadêmico.”


A Sala de Recursos está aberta em horários específicos e qualquer professor(a) da Â鶹ÊÓƵ pode agendar uma visita para levar sua turma e aprender mais sobre inclusão e acessibilidade. Para isso, basta entrar em contato com o SINAC e marcar um horário pelo e-mail sinac@ufsj.edu.br.

O coordenador do SINAC, Orisvaldo Antônio da Silva explica que o setor também conta com o apoio de sete tradutores intérpretes de Libras/Língua Portuguesa e de uma Revisora de Textos Braille, que atendem estudantes e docentes com deficiência auditiva e deficiência visual, respectivamente, em aulas ministradas nos cursos presenciais, eventos e auxiliam no acesso à comunicação.

Além disso, disponibiliza algumas cadeiras de rodas motorizadas e mesas adaptadas para alunos, espalhadas em alguns cursos.

A solicitação de serviço de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/ Língua Portuguesa pode ser feita

Também estão disponível no site do SINAC, (Auxílio Inclusão - Discente de Apoio, Auxílio Tecnologias Assistivas para Estudantes com Diversidade Funcional/ Deficiência, Bolsa Â鶹ÊÓƵ de Inclusão e Acessibilidade) e Tutoriais Acessíveis para acessar o Módulo NEE (Necessidades Educacionais  Específicas) e como criar um email institucional

Psicologia e SINAC
O curso de Psicologia trabalha junto ao SINAC, com uma equipe de abordagem com seis alunos coordenados pelo psicólogo Marcelo Cotta. 

Como funciona? De acordo com Marcelo, o discente deve entrar em contato com o SINAC por meio do Módulo NEE e informar a sua diferença funcional. Em seguida, alguém da equipe de abordagem entrará em contato e marcará uma entrevista para avaliação da vida acadêmica e do percurso do aluno até chegar na universidade. Depois é feita uma avaliação das demandas necessárias para que esse aluno tenha condições de aprender a maior quantidade de conteúdo possível, o que muitas vezes acarreta em modificações acadêmicas, didáticas e de infra estrutura, sem que haja prejuízo nem para o aluno e nem para o professor. “Assim, aos poucos vamos modificando a cultura da nossa universidade para que ela se torne um ambiente cada vez mais acolhedor, inclusivo e adequado para o ensino de todas as pessoas”, completa o professor.