Â鶹ÊÓƵ orienta sobre respeito à vagas para mobilidade reduzida
Publicada em 20/02/2025
O Setor de Segurança Â鶹ÊÓƵ (SSEGI), da Divisão de Prefeitura de Campus da Â鶹ÊÓƵ, reforça a necessidade de conscientização da comunidade acadêmica quanto ao uso adequado das vagas de estacionamento destinadas a pessoas com mobilidade reduzida dentro dos campi. A medida busca garantir acessibilidade e facilitar o deslocamento de quem depende desses espaços para frequentar a instituição.
As vagas são rotativas e organizadas para atender diferentes públicos. O chefe do SSEGI, Cláudio Wagner, afirma que próximos aos prédios de ensino, o ideal é que estacionem estudantes e servidores da Â鶹ÊÓƵ. Já nas áreas da entrada principal, as vagas são voltadas para a comunidade externa, atendendo pessoas que buscam a universidade para outros serviços, como perícias médicas e processos de aposentadoria.
O próximo passo obrigatório para garantir o uso correto das vagas é realizar o cadastramento do veículo e utilizar o crachá de identificação no automóvel ao transitar pelos campi, em especial no Campus Santo Antônio (CSA). Para realizar o cadastramento de seu veículo, o usuário deve preencher o Formulário eletrônico de Cadastro de Veículo e dirigir-se ao Setor de Segurança para retirada do crachá ou adesivo de identificação. Todos os servidores, discentes ou estudantes da Â鶹ÊÓƵ que utilizem as vagas de estacionamento precisam realizar o cadastramento e utilizar o crachá ao transitar dentro da universidade.
A ocupação indevida desses espaços compromete a mobilidade e prejudica quem realmente precisa. A universidade alerta que o desrespeito às normas pode dificultar o acesso de pessoas com deficiência ou restrição de locomoção, reforçando a importância de seguir a sinalização e garantir um ambiente acessível a todos. "A reserva de vagas reforça o compromisso da Instituição com a acessibilidade", destaca Cláudio.