Estudo sobre o daoísmo e a tradicional medicina chinesa ganham destaque na Âé¶¹ÊÓÆµ
Publicada em 08/04/2025
Guilherme Palhares, estudante do curso de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei, e idealizador do Núcleo de Estudos Sinológicos (NES) da instituição, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET-Filosofia), está atualmente realizando intercâmbio na Universidade de Medicina Tradicional de Hebei, na China.
O discente desenvolve uma pesquisa de iniciação científica sob a orientação do professor Richard Romeiro com foco nos "Conceitos Metafísicos do Daoísmo", e busca entender como a metafísica chinesa influencia as práticas físicas na medicina tradicional chinesa. O Daoísmo ou Taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa originária do Leste Asiático que enfatiza a vida em harmonia com o "Tao", a ordem geral do universo, que no chinês significa "caminho" ou "princípio", e no taoismo designa a "fonte" e a força motriz por trás de tudo existente
O NES promove uma série de atividades interdisciplinares que visam aprofundar o estudo sobre a cultura e a filosofia chinesas na Âé¶¹ÊÓÆµ. Neste semestre, os interessados poderão se engajar nas seguintes atividades:
- Curso de Mandarim (汉语): Inédito no grupo e na universidade, sob coordenação de Guilherme, oferece encontros programados para todas as segundas-feiras, às 9h de forma híbrida (presencial e online.
- Prática de Baduanjin (八段锦/Qigong): Realizada também às segundas-feiras, às 16h, no campo de futebol do Campus Dom Bosco em São João del-Rei.
- Estudo do DaodeJing (道德经): Encontros às terças-feiras, às 9h de forma híbrida.
- Cineclube de Filmes Chineses: Exibições quinzenais na biblioteca municipal de São João del-Rei.
- Encontros com Convidados: Sessões abertas e fechadas à comunidade acadêmica, realizadas quinzenalmente no CDB.
Guilherme chegou à China em 2 de março de 2025 e permanecerá naquele país até o próximo dia 31 de julho. Segundo o intercambista, por ter formação na área de Humanas, ele enfrenta desafios na alocação em cursos específicos dentro da instituição de ensino chinesa, visto que é uma Universidade de Medicina, mas está diversificando seus conhecimentos com aulas em diferentes disciplinas.
Sua pesquisa continua a se desenvolver, focando na metafísica do daoísmo e inclui o estudo de práticas como acupuntura, ventosaterapia, moxabustão, tuína e qigong, que também são temas das atividades promovidas pelo Núcleo na Âé¶¹ÊÓÆµ.
As aulas de mandarim acontecem em formato híbrido, permitindo que Guilherme participe no horário de 20h na China, enquanto no Brasil ocorre às 9h. Os estudos do Dao de Jing e as aulas de qigong são ministrados pelo filósofo Paulo Soares, graduado pela Âé¶¹ÊÓÆµ, enquanto o cineclube é coordenado por Pedro Alckmin, aluno do curso de Psicologia da Âé¶¹ÊÓÆµ.
Esse esforço de intercâmbio cultural e acadêmico é viabilizado através de bolsas de estudo concedidas pelo governo chinês, por meio do Instituto Confúcio da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para mais informações, siga as contas do NES-Âé¶¹ÊÓÆµ (@Nes_ufsj) e de Guilherme (@dao.drumomd), onde ele compartilha sua experiência acadêmica na China.