Â鶹ÊÓƵ é uma das universidades representadas na cerimônia
Publicada em 10/04/2025
A Vice-Reitora, Rosy Ribeiro, e o professor, Gustavo Melo-Silva, representaram a Â鶹ÊÓƵ, nesta segunda, 7, na cerimônia que concedeu à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) o reconhecimento da Cátedra de Economia Criativa e Políticas Públicas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), pelos incentivos e fomentos nessa área do conhecimento. Dirigentes de outras instituições, como Unimontes, UFV e UFOP, também compareceram.
As Cátedras da Unesco são programas que promovem a cooperação entre instituições de ensino superior de diferentes países, em prol do fortalecimento da pesquisa, ensino e extensão. A FAPEMIG apoia, desde 2022, por meio de uma chamada de investimento em Organização de Eventos, um trabalho da Cátedra que desafia universidades a buscarem soluções para problemas sociais e econômicos. O projeto busca promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da criatividade, abrangendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O professor Gustavo Melo-Silva, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC/Â鶹ÊÓƵ), que também esteve presente na cerimônia, integra o projeto “Governança e Desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO na Iberoamerica”, coordenado pelo pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenador geral da Cátedra Unesco Creative Economy Public Policies (2022-26), Magnus Luiz Emmendoerfer. O programa focaliza a gestão e o desenvolvimento em Cidades Criativas da Gastronomia (CCGs) na Iberoamerica, que proporcionam a geração de empreendimentos, trabalho e renda.
As Cidades Criativas buscam promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio da criatividade, trabalhando em sete eixos temáticos. Magnus Emmendoerfer, que também motivou a homenagem à FAPEMIG, esclarece que a economia criativa é um conceito amplo e interdisciplinar, que contempla bioeconomia e economias digital e circular. “Nossa missão enquanto cátedra é promover um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre economia criativa”, explica.
Texto e Arte: Mariana Bessa