Inscrições abertas para o 2º Congresso Crises da Democracia
Publicada em 29/11/2021
O grupo de pesquisa em direito constitucional Politeia, em parceria com o PET-Direito da da Â鶹ÊÓƵ e da UFU, realiza o 2º Congresso Crises da Democracia: Autoritarismo e Liberdade, nos dias 7 a 9 de dezembro. A edição é on-line é gratuita, e as inscrições para o público geral até o dia 9 de novembro, com certificação. A programação completa pode ser conferida .
A segunda edição do evento busca debater os reflexos e consequências do aprofundamento da crise constitucional, e o avanço das ameaças à democracia e às liberdades, tão recorrentes atualmente, com vistas para as possíveis saídas e alternativas a este cenário. Serão promovidas conferências, mesas-redondas e colóquios com membros do grupo e convidados, a fim de ampliar as discussões realizadas pelo Politeia, e que poderão ser acessadas amplamente nodo PET Direito, da UFU.
Grupo de Pesquisa Interinstitucional
O Politeia desenvolve pesquisas que circundam as áreas de Teoria Política, Teoria e Filosofia da Constituição, História Constitucional e Estudos Constitucionais Comparados. É considerado um grupo de pesquisa interinstitucional, uma vez que “seus pesquisadores compõem o quadro de docentes de distintas universidades federais, como a UFU, UFJF-GV, UFV, UFERSA e também a Â鶹ÊÓƵ”, afirma Maria Clara Santos, professora do Departamento de Ciências Sociais (Decis - Â鶹ÊÓƵ), da área de Direito.
O grupo é formado por juristas que se dedicam a análises críticas sobre o processo constitucional brasileiro, e suas relações com a teoria do direito e do estado. “Embora a Â鶹ÊÓƵ não conte com um curso de Direito, as discussões do grupo avançam também sobre a realidade e institucionalidade da Democracia e do Estado de Direito, o que permite não somente o aprofundamento da compreensão crítica da juridicidade, mas também o diálogo com outras áreas e estudos desenvolvidos na Â鶹ÊÓƵ, como nas áreas da História, Ciências Sociais e Filosofia”, avalia a docente que integra o quadro de pesquisadores.
A parceria entre as universidades vem para possibilitar que os docentes utilizem da estrutura das instituições para o desenvolvimento das pesquisas e temas explorados. “A parceria da Â鶹ÊÓƵ desenvolve-se, primordialmente, na viabilização de encontros e eventos do grupo, e na permissão para uso dos recursos institucionais para divulgação e comunicação das pesquisas. Atualmente, o site do grupo Politeia encontra-se hospedado na página da Â鶹ÊÓƵ”, afirma Maria Clara.
A página do Politeia pode ser acessada neste