Currículo Lattes:
Perfil do Research Gate:
ORCID:
FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):
Doutora em Estudos Literários pela UFMG (2015). Mestre em Letras pela Â鶹ÊÓƵ (2007). Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2003). Atuou como Professora Substituta do DELAC/Â鶹ÊÓƵ - Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei na área de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira entre novembro de 2005 a dezembro de 2006. Atuou como Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio COOPPED em Ouro Branco e nas Prefeituras Municipais de Ouro Branco e Congonhas entre os anos de 2003 e 2015. Atualmente, é Professora de Literatura nos cursos integrados no Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Ouro Branco) e ministra a disciplina de ARTE E DRAMATURGIA na Licenciatura em Pedagogia do referido instituto. Atua na Pesquisa em poesia e performance de autoria feminina, além de fazer parte de projetos de extensão nas áreas de musicalização e teatro. Também na extensão, volta-se para o contato com os saberes tradicionais de mulheres da região. Os caminhos da pesquisa e da extensão seguidos, atualmente, são norteados pelo NEPGRES (NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO, RAÇA/ETINIA E SEXUALIDADE), grupo que integra desde 2019 no IFMG Campus Ouro Branco. Em 2021, passou a integrar o GPAC (Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas) da Universidade Federal de São João del-Rei e o grupo de pesquisas "Jovens Leitores, Jovens Pesquisadores" do IFMG Campus Ouro Preto.
PROJETO ATUAL:
ESTÉTICAS FEMINISTAS: TEATRO, MULHER, LITERATURA E RESISTÊNCIA
Este projeto de pesquisa pretende, dentro da Pós-Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João de Rei, aprofundar pesquisas nas vertentes dos feminismos interseccionais e na composição das estéticas feministas na performance teatral, nas obras artísticas e nas manifestações culturais produzidas por mulheres. A compreensão da performance como linguagem artística perpassa textos de Eleonora Fabião e Stela Fischer. A interseccionalidade apresenta-se como um instrumento de teoria e método na compreensão da estrutura do racismo, do capitalismo, da misoginia e do cisheteropatriarcado. Entre as intelectuais estudadas, encontram-se Carla Akotirene, Lélia Gonzales e Dayanne N. de Conceição de Assis, autoras fundamentais para se compreender as avenidas identitárias que atravessam as mulheres e suas produções artístico-culturais. Nesta pesquisa-ação, a composição metodológica é perpassada pelo trabalho de Bárbara Santos com o Teatro das Oprimidas, que junto a Paulo Freire, têm sido suleadores dessas miragens artísticas, permitindo-nos compreender as diversas opressões que atravessam os sujeitos e pensar essas estéticas feministas como produções de luta e resistência das mulheres.
Última atualização: 24/01/2022