Para Conclusão do Curso de Mestrado, as/os discentes deverão cumprir uma carga horária mínima total de 270h/a, em 18 créditos distribuídos em 5 (cinco) Disciplinas. Sendo:
Para inscrição em disciplinas visite a página MATRÍCULAS, no caso de alunos regulares. No caso de alunos isolados, visite VENHA ESTUDAR CONOSCO.
2 (duas) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
3 (três) OPTATIVAS – Tópicos Variados de cada linha
Além destes Créditos, a/o aluna/o deverá cumprir as seguintes atividades ao longo do curso para concluí-lo: Exame de Proficiência, Estágio Docência, Aprovação do Projeto, Qualificação e Defesa da Dissertação.
Seguindo o Organograma Ideal, o aluno deverá cursar:
Primeiro Período (semestre)
Segundo Período (semestre
2 (duas) disciplinas, sendo: Seminário de Projeto e mais uma Optativa (podendo ser algum Tópico Variado de qualquer das Linas de Pesquisa ou uma Disciplina externa ao PPGAC);
Estágio Docênica;
Terceiro Período (semestre)
Quarto Período (semestre)
DISCIPLINAS E EMENTAS DO PPGAC/Â鶹ÊÓƵ:
(As ementas são a estrutura básica disciplina, neste contexto, cada professor, a cada oferecimento, apresenta um plano de curso com um recorte e um conteúdo programático específico, sendo assim, toda disciplina quando ofertada possui título – referente à proposta geral – e subtítulo – referente ao recorte específico proposto para aquela oferta. Para conhecer as disciplinas ofertadas por semestre chique aqui).
Obrigatórias:
Teoria e Crítica das Artes Cênicas
Ementa: A presente disciplina propõe uma introdução teórico/reflexiva sobre temas e métodos fundamentais da pesquisa no campo das artes cênicas, promovendo ao estudante ingressante em nível de pós-graduação um aprofundamento quanto a questões centrais da pesquisa na área. Considerando-se o caráter mais geral, comum às duas linhas de pesquisa, a presente disciplina, de caráter propedêutico, se organizará na forma de seminários, com fins de se introduzir os alunos nas diferentes vertentes da pesquisa na área das Artes Cênicas hoje, propondo-se leituras determinantes para essas diversas vertentes. Tais seminários, numa perspectiva mais epistemológica, serão ministrados por vários professores, sendo possível, inclusive, por convidados externos ao Programa e à Instituição.
Seminário de Projeto
Ementa: A presente disciplina propõe a revisão técnica e metodológica dos projetos de pesquisa, assim como sua adequação tanto ao campo teórico e conceitual proposto quanto a sua futura concretização e exequibilidade.
Optativas:
Linha Cultura, Política e Memória:
Tópicos Variados em História e Memória
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da história, da memória e da historiografia das artes cênicas, buscando refletir sobre as práticas, as questões e os conceitos do campo da história e da memória.
Tópicos Variados em Crítica e Cultura
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da crítica e da analítica das artes cênicas, assim como promover debates sobre sua acepção enquanto fenômeno da cultura.
Tópicos Variados em Política e Sociedade
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões e debates teórico/reflexivos nos campos da relação entre a produção cênica e a sociedade, compreendendo seus caracteres políticos, econômicos e contextuais, buscando refletir sobre as relações e implicações da arte na sociedade e vice-versa.
Linha Performance, Processos e Poéticas Artísticas:
Tópicos Variados em Estudos Performáticos
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões do campo dos estudos da performance, buscando abordar a teoria e a prática das artes cênicas em suas características híbridas. Considerando suas manifestações contemporâneas e seus componentes de performatividade.
Tópicos Variados em Processos e Poéticas Artísticas
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões no campo da teoria e da prática dos processos e das poéticas artísticas cênicas – o teatro, a performance, a dança - na contemporaneidade.
Tópicos Variados em Treinamentos e Pedagogia das Artes Cênicas
Ementa: A presente disciplina propõe aprofundar questões pedagógicas e de treinamento no campo das artes cênicas, tanto em suas especificidades da cena quanto as que tangem ao trabalho do artista ator-dançarino-performer.
Organograma de oferecimento das disciplinas:
|
Disciplinas Obrigatórias |
Disciplinas Optativas* |
1º Período (2º Semestre) |
Teoria e Crítica das Artes Cênicas
|
Tópicos Variados de cada linha |
2º Período (1º Semestre) |
Seminário de projeto |
Tópicos Variados de cada linha
|
Última atualização: 24/07/2021