Â鶹ÊÓƵ

1 - SISU 2024: vagas por estados e regiões

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) vai distribuir 264.360 vagas para cursos de graduação em todo o país. De acordo com o MEC, a região Nordeste é a que tem mais vagas (118.985), o que representa 45% das oportunidades de matrícula. O Norte fica com 4% daquele total, ou 10.122 vagas. Minas Gerais é o Estado que concentra a maior oferta: os estudantes poderão disputar 33.744 oportunidades (12,8% do total).

2 - Guia prático para o futuro universitário

Durante o evento ISSO É Â鶹ÊÓƵ, os alunos do curso de Geografia da Universidade desenvolveram um guia prático para auxiliar os novos estudantes.

3 - Edital PAEP

O Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) está com inscrições abertas, para a concessão de apoio financeiro à realização de eventos de caráter científico, tecnológico ou de extensão, de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

4 - SBPC abre cursos on-line

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abre inscrições para o 7º ciclo de webminicursos, em sua plataforma Com duração de seis ou oito horas, oferecem aulas previamente gravadas, a que os inscritos podem assistir quantas vezes quiserem e de forma mais flexível, dentro da disponibilidade de tempo de cada um.

O formato virtual também permite a participação de alunos de qualquer lugar do país ou até mesmo do exterior.

5 - CAPES: plano de pós-graduação abre consulta pública

Continua aberta a do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2024 a 2028. A proposta já recebeu 538 contribuições, e a participação pode ser feita na plataforma Participa + Brasil, até 25 de janeiro.  

As sugestões serão analisadas e consolidadas na versão final em fevereiro e, após aprovação do Conselho Superior da CAPES, a previsão é que o Plano seja lançado em março de 2024, com detalhes operacionais para sua execução.

6 - Fundação Dorina Nowill e o Trocando Saberes

A Fundação Dorina Nowill, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, repaginou o site Trocando Saberes, iniciativa dedicada a fomentar acessibilidade e inclusão, com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado participativo, onde conhecimentos e experiências sejam compartilhados de maneira aberta e acessível.

Para proporcionar uma experiência educativa completa, o site oferece uma variedade de materiais, como videoaulas, apostilas e artigos acadêmicos que abordam temas essenciais, como o Sistema Braille, orientação e mobilidade, educação inclusiva e audiodescrição, entre outros.


Última atualização: 12/01/2024