Â鶹ÊÓƵ

 

1 - O DCTEF explica: tim-tim!


Siga a tradição popular: “o copo ideal” é o bom e velho copo americano, mais conhecido pelos mineiros. Um recipiente com base pequena que, gradualmente, fica mais largo à medida que se aproxima do topo, formato que se assemelha ao modelo pilsner. Nosso famoso não apresenta essa estrutura, mas, por ter um baixo volume (cerca de 190 milímetros), a cerveja é consumida com tanta rapidez que não tem tempo para esquentar.


O professor Claudio Pellegrini, do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF) calculou o formato ideal para copos de cerveja numa “zoeira matematicamente rigorosa”, que saiu na Revista Brasileira de Ensino de Física e depois, com novos resultados, no . A ideia era demonstrar como as Ciências Exatas estão presentes nas mais diversas situações cotidianas, assumindo um tom leve, divertido e bem-humorado para analisá-las. Leia mais na página da Â鶹ÊÓƵ.

 

2 - Â鶹ÊÓƵ no Workshop de Matemática


A nona edição do Workshop de Matemática e Matemática Aplicada (IX WMMA), este ano, foi realizada na Federal de Ouro Preto, de 4 a 6 de dezembro, com a tradicional participação vitoriosa de estudantes e professores do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) da Â鶹ÊÓƵ.


Maria Cláudia Sousa Resende (Licenciatura) e Maria Luiza de Lima Costa (Bacharelado) receberam o prêmio de Melhor Pôster, para pesquisas orientadas, respectivamente, pelos professores Wilker Thiago Resende Fernandes e Lorena Mara Costa Oliveira. .


 

3 - Pesquisadores premiados no III CBCP


Realizado entre os dias 4 e 7 deste mês, no Campus Sete Lagoas, o III Congresso Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (III CBCP) cumpriu seu objetivo de promover a interação entre academia e indústria, por meio da troca de experiências profissionais e acadêmicas na área de tecnologia de cereais, produtos amiláceos e panificação.


Em sua primeira edição presencial, o CBCP discutiu Economia circular e o regionalismo na cadeia de panificação. Dois trabalhos da Â鶹ÊÓƵ receberam menção honrosa, pela pertinência com a temática do evento, ao propor soluções regionais que contribuem para uma alimentação mais saudável e integrada. Foram eles: Características físico-químicas e nutricionais de milho crioulo (zea mays l.) cultivado em sistema de poli cultivo em aleias, de Júlia Oliveira, Brenda Doce, Seth Bittencourt, Elaine Teixeira, Christiano Pires; e Cultivo de cevada na microrregião de Sete Lagoas e o estudo de sua viabilidade para a indústria cervejeira, de autoria de Jeferson Jacinto, Guilherme de Moreira, Amilton da Silva, Mateus da Junqueira, Camila Rodrigues, Lanamar de Carlos. Mais informações.

 

4 - Roda de conversa sobre violência contra a mulher


O encontro, conduzido pela professora Cássia Beatriz, que coordena o programa de extensão Entre Idas e Vindas, promoveu roda de conversa com os vigilantes da Â鶹ÊÓƵ para tratar da violência contra a mulher no ambiente universitário e em outros contextos sociais. Participaram cerca de 30 pessoas, entre vigilantes, extensionistas e coordenadoras do programa.

 

5 - Bancas I: PROMEL


O Programa de Pós-Graduação em Letras (PROMEL) convida a comunidade acadêmica para as seguintes bancas, de defesa e qualificação, agendadas para este mês:


#Narrativas ressignificadas: o poder das imagens na representação da Guerra do Biafra e na compreensão da identidade do sujeito pós-colonial em Meio sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adiche é a dissertação da mestranda Yolanda Aparecida Ribeiro, orientada pela professora Miriam de Paiva Vieira. Dia 19, às 14h, em modo remoto, o acesso à sala solicitado uma hora antes, pelo e-mail yaribeiro4@outlook.com. Yolanda será avaliada pelos professores Luiz Manoel da Silva Oliveira (Â鶹ÊÓƵ) e Thaïs Flores Nogueira Diniz (UFMG); Kátia Hallak Lombardi (Â鶹ÊÓƵ) e Izabela Baptista do Lago (UFMG), como suplentes.
 

##Tradutores Intérpretes de Libras como profissionais multitarefas: uma análise discursiva de documentos, de autoria da mestranda Daiane Bispo Gonçalves e orientação da professora Nádia Dolores Fernandes Biavati, que avaliará esse trabalho em conjunto com os professores Antônio Luiz Assunção (Â鶹ÊÓƵ) e Rafael Silva Guilherme (UFJF). Nesta quinta, 19, às 14h45, via .

 

###Partido, partida e partir: migrações, memórias e identidades em Adeus, Gana é a pesquisa de Nívia de Oliveira Paiva, que passa por exame virtual de qualificação nesta terça, 17, às 14h (solicitar antecipadamente link de acesso à sala pelo e-mail nivia95@yahoo.com.br). Kátia Lombardi é a orientadora, e Cláudio Márcio do Carmo (Â鶹ÊÓƵ) e Felipe Fanuel Xavier Rodrigues (UERJ) são os avaliadores.
 

 

6 - Banca II: PROFIAP


O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) convida para a defesa de dissertação de Weber Lasaro de Oliveira, marcada para 10h do dia 19, quinta-feira, em ambiente virtual, cujo acesso será liberado pela Secretaria do Programa (profiap@ufsj.edu.br). Tecnologia social como geradora de inovação social: um estudo de caso do Projeto de Assentamento Amigos da Terra (PAAT) em Darcinópolis – Tocantins vai ser examinada por banca composta pelos professoras Paula Karina Salume (orientadora), Vânia Aparecida Rezende, Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira e pelo professor Carlos Eduardo Durange de Carvalho Infante.

 

7 - Banca III: PGDPLAT

No Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT), a banca é para o exame de qualificação on-line da aluna Vanildes Araújo da Costa, na sexta, 20, às 8h30. Economia narrativa e os dilemas de nosso tempo: sentometria do Sistema-Mundo (2007-2023) vai ser avaliada pelos professores Douglas Marcos Ferreira (orientador), Andressa Lemes Proque e Luiz Eduardo de Vasconcelos Rocha. O acesso à sala deve ser solicitado com antecedência por e-mail: pgdplat@ufsj.edu.br.


Última atualização: 16/12/2024