Â鶹ÊÓƵ

1 - Â鶹ÊÓƵ presente em congressos de Soldagem e de Manufatura Aditiva

Os alunos Vitor Coutinho Assumpção, Jhoão Victtor Teixeira Jovita e Bernardo Azevedo Correia, do curso de Engenharia Mecatrônica, participaram do Congresso Nacional de Soldagem (CONSOLDA) e do Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva (CBMAdi), realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os estudantes apresentaram seus trabalhos de Iniciação Científica, os quais foram desenvolvidos no Campus Alto Paraopeba (CAP), da Â鶹ÊÓƵ, no Laboratório de Processos de Fabricação do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Ensino em Mecatrônica (NIPEM), sob a orientação de Diego Raimondi Corradi, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica. 

O evento, que é realizado anualmente com o intuito de desenvolver as áreas de soldagem e manufatura aditiva, também proporcionou aos alunos da Â鶹ÊÓƵ a oportunidade de conhecer professores, estudantes, pesquisadores e profissionais da indústria.

2 - Defesa Promel

O Programa de Pós-Graduação em Letras (Promel) convida toda a comunidade acadêmica para a Defesa de Dissertação intitulada O filho é da mãe – a naturalização da sobrecarga materna na parentalidade, de autoria da mestranda Laura Elisa Nascimento Vieira. O trabalho faz parte da linha de pesquisa Discurso e Representação Social. A Defesa está marcada para esta quarta, 4, às 13h30, pelo Google Meet, por meio . 

Na banca, Cláudio Márcio do Carmo é o Orientador/Presidente, e Laura será avaliada pelas professoras Záira Bomfante dos Santos (UFES), Natália Elvira Sperandio (Â鶹ÊÓƵ), sendo as suplentes Fernanda Henriques Dias e Eliana da Conceição Tolentino.

3 - Nova Coordenadora no INDETEC

A professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC), Paula Karina Salume, é a nova coordenadora da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico (INDETEC), situado no Campus Santo Antônio da Â鶹ÊÓƵ, em São João del-Rei.

De acordo com Paula, as expectativas para a gestão incluem o fortalecimento da rede de mentores e parceiros, ampliando e diversificando conexões com outras incubadoras, parques tecnológicos, empresas e investidores, para criar um ecossistema robusto e colaborativo. “Além disso, continuaremos a oferecer apoio personalizado aos negócios incubados, adaptando capacitações para atender suas necessidades específicas por meio de monitoramentos frequentes e plataforma virtual de aprendizagem.”

A INDETEC é uma incubadora mista e sua infra-estrutura é composta de instalações físicas e de recursos humanos voltados para o crescimento de empresas de base tecnológica e tradicional. A incubadora busca atender aos setores econômicos regionais tradicionais (quanto a necessidade de desenvolver novos produtos, processos e serviços para se manterem competitivos no mercado) e também estimula o desenvolvimento de tecnologias voltadas para as demandas regionais.

Leia mais no .

4 - Oportunidade: Curso alia modelos matemáticos à pesquisa em ecologia

O vai selecionar até 30 estudantes de graduação ou mestrado para um treinamento no uso de ferramentas quantitativas no campo da ecologia. As inscrições para a 5ª edição do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa vão até 12 de setembro. Essa é uma das apostas do instituto para contribuir com a formação de futuros cientistas capazes de responder a grandes questões da ecologia – área de pesquisa fundamental para enfrentar desafios atuais, como a crise climática e a perda de biodiversidade. .

O programa de formação é composto por duas etapas. A primeira é um treinamento intensivo em ferramentas quantitativas usadas na ecologia teórica. Nessa fase, que ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2025, de forma presencial no Rio de Janeiro, o aluno terá aulas sobre temas como modelagem matemática, estatística e simulações computacionais, e desenvolverá um projeto em grupo, trabalhando de forma interdisciplinar para responder a uma pergunta da ecologia usando modelos matemáticos.

Os aprovados receberão um apoio de R$ 3 mil para cobrir custos com alimentação e transporte durante a primeira fase do curso. O programa também irá financiar as passagens de ida e volta para o Rio de Janeiro a alunos de outras cidades do Brasil, assim como a hospedagem durante o período de formação. Leia mais no .


Última atualização: 08/12/2022