Â鶹ÊÓƵ

 

1 - Outubro Rosa


A Campanha Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em apoio à causa, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de pessoas (PROGP) preparou uma cartilha informativa para toda a comunidade acadêmica.


A cartilha contém informações essenciais sobre os fatores de risco, como realizar o autoexame, e a importância de cuidados e exames preventivos.


Acesse a cartilha na página da PROGP.

 

2 - Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo


A XII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (SEMARQ) está chegando! Vai ser realizada entre os dias 18 e 25 de outubro, em comemoração aos 15 anos do curso. Com o tema "Por uma Arquitetura e Urbanismo do Comum", o evento discutirá como construir cidades mais inclusivas e acolhedoras, colocando a coletividade como foco das transformações urbanas e arquitetônicas.


A programação inclui palestras, lançamento de livro, visitas mediadas, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais. O objetivo é promover debates sobre cooperação, pertencimento e soluções urbanas que respeitem as diferenças, com foco em melhorar a qualidade de vida nas cidades. 


Um dos destaques é a presença da arquiteta e urbanista argentina Zaida Muxí, autora do livro Mulheres, casas e detalhes. O lançamento acontece durante o evento de abertura da Semana Acadêmica, marcado para o dia 18, às 17h, no anfiteatro do Campus Santo Antônio. No mesmo evento, também haverá a palestra com Josep Maria Montaner. 

A programação está sendo anunciada de forma gradual no instagram do Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Â鶹ÊÓƵ, o . Conheça lá alguns eventos e nomes já estão confirmados!

 

3 - Sala com Recursos de Acessibilidade está disponível para estudantes na Â鶹ÊÓƵ


A Universidade Federal de São João del-Rei (Â鶹ÊÓƵ) oferece um espaço dedicado à inclusão e acessibilidade para estudantes com diversidade funcional. A Sala de Recursos, coordenada pelo Setor de Inclusão e Acessibilidade (SINAC), está localizada no piso térreo da Biblioteca do Campus Dom Bosco e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.


O local oferece diversas tecnologias assistivas, como lupas eletrônicas, computadores com interface acessível e leitores de tela, além de impressões em braille e em fonte ampliada. Professores e coordenadores também podem solicitar a adaptação de materiais didáticos para atender estudantes com baixa visão ou cegueira, com o apoio da equipe especializada do SINAC.

A comunidade acadêmica está convidada a conhecer a Sala de Recursos e os serviços oferecidos.

 

Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail salarecursocdb@ufsj.edu.br ou pelo perfil no Instagram @.

Acesse essa notícia na .

 

4 -  Informativo da Viação Presidente


A empresa responsável pelos ônibus urbanos de São João del-Rei informa que adotou sistema de recarga de créditos por aplicativos. É uma comodidade pois dispensa a necessidade de ir presencialmente ao guichê da empresa. É necessário que o aluno baixe o aplicativo, se cadastre, adicione o cartão de estudante e realize as recargas por PIX ou cartão. No aplicativo, há instruções para tirar dúvidas. Os créditos ficam disponíveis no aplicativo até duas horas após a recarga.


Clique nos links para baixar o aplicativo para ou para . Ou acesse os QR Codes disponíveis em folderes dentro dos ônibus da empresa. 

 

5 - Solicitação Temporária para Lecionar em Minas Gerais


Estudantes de cursos de Licenciatura e Bacharelado que estejam matriculados a partir do terceiro período podem se candidatar para integrar o quadro de professores da rede estadual de Minas Gerais. A oportunidade é oferecida por meio da Autorização Temporária para Lecionar (ATL), que permite aos universitários lecionar nas escolas estaduais da educação básica e técnica.


Para se inscrever, é necessário atender a alguns requisitos. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 21 a 31 de outubro, no site. Após efetuar a inscrição, o estudante deverá solicitar a ATL junto à Superintendência Regional de Ensino (SRE) mais próxima de sua residência.


A Autorização Temporária para Lecionar permite que o universitário atue nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O processo é viabilizado para aqueles que desejam iniciar sua trajetória na docência enquanto ainda estão cursando a graduação. Mais informações sobre o processo de solicitação podem ser acessadas diretamente no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.


 


Última atualização: 02/10/2024