Â鶹ÊÓƵ

 

 

1 - Guias universitários da Folha e do Estadão destacam a Â鶹ÊÓƵ


A Â鶹ÊÓƵ obteve reconhecimento significativo em dois dos principais rankings universitários do país, no e no (RUF). No guia do Estadão, os cursos de Teatro e História receberam a classificação máxima de cinco estrelas, o que evidencia a qualidade e o compromisso da Universidade com a formação de profissionais capacitados. Além desses destaques, outros 42 cursos da Â鶹ÊÓƵ também foram bem avaliados com quatro estrelas, conquistas que reafirmam a excelência da instituição em áreas variadas do conhecimento.


No ranking da Folha, a Â鶹ÊÓƵ é a 61ª colocada na classificação geral, com 66 pontos, entre 203 universidades. O quesito com melhor posição é Internacionalização, ficando na 32ª. Também obteve resultados positivos em pesquisa (46ª), ensino (52ª) e inovação (50ª). 


Os resultados do Guia da Faculdade do Estadão e do RUF reforçam a relevância da Â鶹ÊÓƵ no cenário nacional e destacam seu papel na formação de profissionais que não apenas se inserem no mercado de trabalho, mas que também contribuem para a transformação social e o desenvolvimento cultural do país. Leia a matéria completa na nossa página.


 

2 - Live Fapemig: participação coletiva em eventos

Na próxima, terça, 12, às 15h, a Fapemig realiza live em seu para tirar dúvidas sobre a , que normatiza a participação coletiva em eventos de caráter técnico-científico no Brasil. Jurcimar Martins, chefe do Departamento de Programas de Bolsas e Eventos Técnicos, e Simone Rodrigues, gerente de Ciência e Tecnologia, vão responder às perguntas dos participantes.


 

3 - Casos de violência contra a mulher: notificar é preciso!


Semana passada, o Campus Dom Bosco foi sede da Oficina de Notificação de Violência Contra a Mulher, conduzida pela médica de família e comunidade, Mariana Lopes Soares, em parceria com o Programa de Extensão Entre Idas e Vinda, em resposta a uma demanda da Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, que identificou subnotificação dos registros de violência contra a mulher no município. 


Em 2023, apenas 100 casos foram registrados, um número considerado abaixo da realidade e que aponta falhas na notificação pela Atenção Primária à Saúde, primeira etapa de atendimento do SUS. O objetivo foi capacitar profissionais da Atenção Primária para o preenchimento correto da ficha de notificação compulsória.


Entre os participantes,  médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos de Enfermagem, que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências, estando mais preparados para contribuir com dados epidemiológicos e o fortalecimento de políticas públicas de combate à violência contra a mulher.


 

4 - Capes premia Mulheres na Ciência

 

Nesta quarta, 6, a partir das 14h, a Capes transmite, em seu , a cerimônia de entrega do Prêmio Capes Elsevier 2024 – Mulheres na Ciência. No evento ao vivo, na sede da entidade, em Brasília, vai ser apresentado relatório da Elsevier sobre equidade de gênero, mesa-redonda sobre ações e políticas em relação ao tema no Brasil e a entrega do prêmio às 15 pesquisadoras que se destacaram, três de cada região do país.
 

As vencedoras foram selecionadas a partir do indicador de citações ponderadas por disciplina, que mede o impacto de um trabalho em relação a outros trabalhos do mesmo tipo; disciplina e ano de publicação, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica; e de métricas SciVal, da Elsevier. Foi analisado também o número mínimo de cinco publicações na disciplina indicada, de 2019 a 2023. .


 

5 - PMMG produz campanha de prevenção a golpes 

A Polícia Militar de Minas Gerais colocou no ar a campanha Se deu dúvida, é golpe, que busca alertar a população sobre os estelionatos digitais, com a participação do influencer Tião Bruto Sistemático.

O 38º Batalhão de Polícia Militar, em São João del-Rei, conta com o apoio da população para o sucesso da iniciativa. entre os grupos de família, amigos e vizinhos, principalmente os idosos, mais suscetíveis a esse tipo de crime.

 

6 -  Amazônia: Serrapilheira estende prazo de inscrição


Atenção jornalistas investigativos da América Latina! O Instituto Serrapilheira prorrogou, até 12 de novembro, o prazo para à chamada pública que recebe projetos de reportagens investigativas sobre dados ambientais da Amazônia, sua relação com a economia e políticas públicas, no intuito de aprofundar a compreensão sobre o valor da biodiversidade.


Cada um dos aprovados recebe bolsa de US$ 600 mensais, durante três meses. Participarão de um workshop presencial no Rio de Janeiro para capacitação em jornalismo de dados, especificamente sobre informações da região amazônica. Os custos de hospedagem e transporte dentro da América Latina serão cobertos pelo Serrapilheira.


Última atualização: 06/11/2024