Â鶹ÊÓƵ

 

 

1 - Avalie a Â鶹ÊÓƵ: sua contribuição importa!

 

Estudantes, professores e técnicos-administrativos da Â鶹ÊÓƵ: a Pesquisa de Autoavaliação Â鶹ÊÓƵ 2024 já está disponível!, que não demanda mais do que três minutos para ser respondido, tem um olhar voltado para as políticas acadêmicas da Universidade, com foco em três categorias: Políticas Acadêmicas para o Ensino, Pesquisa e Extensão; Políticas de Atendimento aos Discentes; e Comunicação com a Sociedade. 

 

Docentes, estudantes e técnicos podem classificar cada aspecto da Â鶹ÊÓƵ em uma escala de 1 a 5. As respostas obtidas neste ciclo avaliativo serão comparadas às da pesquisa de 2021, que também avaliou as políticas acadêmicas institucionais.

 

Separe alguns minutos de seu tempo para participar do processo: sua contribuição importa! O parecer de cada segmento da comunidade acadêmica quanto às suas vivências é muito importante para construir a Universidade que queremos.

 

Leia a íntegra.

 

 

2 - GIHPP encerra ciclo de conferências


Fechando a programação 2024 do ciclo de conferências do Grupo Interinstitucional de Historiografia e Política da Psicanálise (GIHPP), vinculado ao programa de pós em Psicologia, temos a conferência de Pedro Ambra (PUC-SP), doutor em Psicologia Social pela USP e atual coordenador da Escola Tamuya de Formação Popular.

 

Psicanálise e política: questões de gênero e raça vai ser apresentada nesta quarta, 27, às 14h, na Sala de Peteca (2.48) do Campus Dom Bosco, com transmissão . Necessário .

 

 

3 - Uma década de Â鶹ÊÓƵ In Concert

 

Quarta, 27, também é dia de música. Às 20h, no Theatro Municipal de SJDR, o concerto Beatles In Concert celebra os 10 primeiros anos do projeto , propondo uma releitura da primeira apresentação, que homenageou justamente os rapazes de Liverpool.

 

Guiado pelo objetivo de estabelecer conexões precisas com o público, por meio da experiência de grandes grupos oferecida aos alunos do curso de Música da Â鶹ÊÓƵ, o In Concert vem se dedicando ao repertório de importantes artistas nacionais e estrangeiros.

 

Raul Seixas, Queen, Tim Maia, Pink Floyd, Elis Regina, Clube da Esquina são alguns desses nomes, que podem ser . O concerto dos 10 anos vai reunir alunos da graduação, da pós, professores do DMUSI e de outros departamentos, técnicos, servidores, egressos e artistas convidados, além do coro infantil da Escola Caminhos das Águas, em uma participação especialíssima.

 

A entrada é a doação de 1 litro de leite longa vida, a ser doado a instituições filantrópicas da cidade.

 

4 - Ingrid Silva lança livro em encontro internacional

A professora Ingrid Silva (DECIS) participou, com apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Â鶹ÊÓƵ, do IV Encontro Internacional da Abe-África: passados sensíveis, futuros possíveis, realizado na Federal de Sergipe.

Ingrid e Rogeria Alves, professora da UEMG, foram convidadas a coordenar o grupo de trabalho África na educação básica: recursos didáticos, práticas e perspectivas, num reconhecimento do trabalho que ambas têm realizado sobre o ensino da história da África.

Essa experiência resultou na publicação do primeiro volume do livro Histórias e culturas africanas na prática: dicas e metodologias de ensino para a educação básica. O livro busca fornecer ideias e metodologias para abordar a história e a cultura dos países africanos em sala de aula. Está disponível gratuitamente para download .

 

5 - Agenda de defesas no PMBqBM

O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida a comunidade acadêmica para dois exame de qualificação: nesta sexta, 29, às 16h, Isabela Bréscia de Souza apresenta, em , uma primeira versão de seu trabalho Avaliação da atividade neuroprotetora dos óleos essenciais de Lavandula augustifollia e Citrus sinensis em modelo animal de retina de pintinho. Na banca, os professores Cristiane Queixa Tilelli (presidente), Valéria Ernestânia Chaves (Â鶹ÊÓƵ), Luiz Borges Bispo da Silva (UFU), tendo como suplentes Ralph Thomé Gruppi e Vanessa Faria Cortes, ambos da Â鶹ÊÓƵ.

Dia 3, a primeira terça-feira de dezembro, a partir das 8h30 Clara Cristina Serpa será avaliada, via , pela pesquisa Utilização de biomassas residuais de frutos nativos do bioma brasileiro para produção de extrato de levedura e ácidos orgânicos por leveduras alternativas à Saccharomyces cerevisiae. Na arguição, as professoras Marina Quádrio Raposo Branco Rodrigues (presidente), Luciano Gomes Fietto (UFV), Monique Renon Eller (UFV), Gabriela Píccolo Maitan-Alfenas (UFV) e Carlos Joulbert Alves de Souza (IFBA), os dois últimos como suplentes da banca examinadora.

 

6 - CNPq I: Prêmio Mulheres e Ciência 


A primeira edição do Prêmio Mulheres e Ciência do CNPq vai investir cerca de R$ 500 mil para premiar instituições e pesquisadoras pelo valor de seu trabalho científico, promovendo assim a diversidade, a pluralidade e a participação de mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia e inovação. Além das pesquisadoras, serão premiadas também instituições que se destaquem na implementação de ações de igualdade de gênero.


estão abertas até 6 de janeiro de 2025, via formulários publicados na Plataforma Carlos Chagas. prevê prêmios em três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciência Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.


A iniciativa, coordenada pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem apoio do Ministério das Mulheres, do British Council Brasil e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. .

 

 

7 - PGDPLAT: edital retificado 

 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) comunica que houve alterações no edital que rege o processo de seleção para ingresso no mestrado. A versão retificada pode ser lida neste endereço. Acompanhe!

 

 

8 - [Colaboração em pesquisa] Vício em vídeos e qualidade do sono

Darlene Ferreira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFLA, solicita colaboração na pesquisa que vem desenvolvendo, e que tem por objetivo avaliar os efeitos do vício em vídeos curtos na qualidade do sono e hábitos sedentários de estudantes e professores universitários.

O tempo de preenchimento gira em torno de cinco minutos. Os dados individuais serão anonimizados e mantidos em sigilo.


Última atualização: 25/11/2024