1 - Guia I: prevenção e combate ao assédio
A Controladoria-Geral da União (CGU) a segunda edição do , a iniciativa voltada à prevenção e ao combate dos assédios moral e sexual e à discriminação no serviço público federal. A partir de aprendizados recentes, o documento oferece orientações práticas sobre como identificar e agir naquelas situações, destacando a importância de ambientes de trabalho seguros e inclusivos. A nova versão reflete o compromisso do Governo Federal com a promoção de integridade e respeito nas relações profissionais.
O Guia é parte da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Aborda conceitos, exemplos de situações abusivas e protocolos de denúncia, integrando o processo de formação e capacitação de servidores. A Escola Nacional de Administração Pública também desempenha papel fundamental na implementação dessas diretrizes, reforçando a busca por um serviço público mais humano e igualitário.
2 - Guia II: segurança cibernética no agronegócio
Em evento realizado no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, o Observatório da Segurança Cibernética no Agronegócio apresentou o Guia de segurança cibernética no agronegócio, frente a especialistas nacionais e internacionais na área.
A publicação é resultado da campanha de conscientização sobre essa temática, promovida pelo Observatório no mês de outubro. A ideia foi auxiliar empresas e profissionais a se protegerem contra riscos cibernéticos, reunindo boas práticas de segurança cibernética mundiais globais selecionadas para o setor de Alimentos e Agricultura pela Food and Ag-ISAC. Guia disponível gratuitamente para consulta .
3 - Defesa no PPGPSI
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) convida para a defesa de tese da doutoranda Flávia Aparecida Mendes, que apresenta sua pesquisa na próxima segunda, 16, às 10h, em sessão remota, cujo link deve ser solicitado pelo e-mail ppgpsi@ufsj.edu.br. Literacia familiar e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças entre três a cinco anos de idade vai ser avaliada por banca composta pelas professoras Tatiana Cury Pollo (orientadora), Larissa Medeiros Marinho dos Santos (Â鶹ÊÓƵ), Isabela Maria Magalhães Lima (Â鶹ÊÓƵ), Mirelle França Michalick Triginelli (PUC-MG) e Marcela Fulanete Corrêa (UNIVASF).
4 - Egresso estreia peça
Kauê Rocha estreia, no , o solo teatral Muitos anos de vida, que narra sua experiência como recreador de festas na região no tempo em que foi aluno da Â鶹ÊÓƵ. Centro Cultural Yves Alves, nesta sexta, 13, às 19h, em produção da Caixaria Teatro (BH).
Ingressos no Sympla: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada, conforme legislação vigente).
5 - Senac: novos cursos gratuitos
As unidades Senac em e estão com matrículas abertas para diversos cursos livres e gratuitos, com início no primeiro trimestre de 2025. Entre as novidades, turmas de diferentes habilidades gastronômicas, o inédito Técnico em Guia de Turismo e a volta do Técnico em Contabilidade.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade respectiva de cada curso. Para a oferta de cursos e outras informações, visite os links acima ou entre em contato pelo WhatsApp ().
6 - PDA MEC: consulta se encerra amanhã, 12
Se você tem interesse em participar, ainda está em tempo! A consulta pública sobre o do MEC para o biênio 2024-2026, disponível na , termina nesta quinta, 12. Para acessá-la, é preciso fazer login com uma conta gov.br.
O Plano de Dados Abertos é um documento estratégico que orienta a abertura de dados por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, a partir de padrões mínimos de qualidade, ampliando a transparência e facilitando o acesso às informações pela sociedade. O objetivo aqui é ouvir a sociedade sobre quais bases de dados da educação brasileira devem ser prioritariamente disponibilizadas para a população.
7 - Conheça os vencedores do 17º Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
“O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa que reforça a importância da pesquisa científica como o alicerce do desenvolvimento sustentável, da saúde e da qualidade de vida das nossas populações, simboliza o nosso compromisso com o avanço científico dos países do bloco em prol de um futuro melhor.”
Com essas palavras, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, saudou os cinco ganhadores e os que receberam menção honrosa na décima sétima edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o tema foi Nanotecnologia aplicada à saúde, dividido em cinco categorias, que receberam 130 inscrições.
A premiação é realizada em parceria entre MCTI, CNPq, Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros do bloco. Confira a lista de agraciados .
Última atualização: 11/12/2024