Â鶹ÊÓƵ

1 - MEC pretende liberar recurso para federais que não têm hospitais próprios

 
De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, em sua edição do último dia 20, o Ministério da Educação (MEC) pretende desembolsar cerca de R$ 100 milhões por ano para garantir que 42 instituições federais que não têm hospitais próprios possam contratar Centros Médicos privados, incluindo as Santas Casas, para garantir a formação dos estudantes de Medicina.
 
De acordo com o assessor especial da Reitoria da Â鶹ÊÓƵ, que trata do Desenvolvimento do Ensino de Saúde, Rodrigo Penha, professor do Departamento de Medicina (Demed), por enquanto, o Ministério da Educação (MEC) e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) não fizeram nenhum comunicado oficial da medida. 
 
“Ainda não recebemos um documento oficial por parte do Ministério da Educação. A Andifes conseguiu um espaço de negociação com o MEC, por meio da Ebserh, cujo presidente se mostrou sensível ao tema das Universidades Federais com escolas de medicina sem Hospital Universitário”, afirma Penha. Diante das indefinições até o momento, o assessor da Â鶹ÊÓƵ ainda não sabe exatamente quanto a universidade deverá receber.
 
Ebserh e negociação
 
Ainda de acordo com a matéria da Folha, o MEC emitirá, até o final do ano, uma portaria que irá “disciplinar” a liberação dos recursos a partir de 2020. A Folha informa também que a proposta foi feita pela Ebserh, empresa vinculada ao MEC e que faz o gerenciamento dos hospitais universitários. Atualmente sob o comando do general Oswaldo Ferreira, a Ebserh administra uma rede de 40 hospitais em todas as regiões do país.
 
Para se chegar a esta solução, de repasse anual dos recursos, foram feitas discussões entre a Ebserh e a Andifes, por meio do seu Grupo de Universidades sem Hospitais, coordenado pelo reitor da Â鶹ÊÓƵ, Sérgio da Gama Cerqueira, e o reitor da Federal de Alfenas (Unifal), Sandro Amaral Cerveira, que apresentaram proposta considerada pela Ebserh uma alternativa mais econômica para o Governo Federal.
 
 

2 - Â鶹ÊÓƵ na comunidade: III Integrando recebe doações para evento no bairro Itapoã (Sete Lagoas)

 
A comunidade do bairro Itapoã, em Sete Lagoas, já tem compromisso para o dia 6 de dezembro. Nesta data, o projeto Integrando promove atividades, das 9h às 18h, nas instalações da organização não-governamental Projeto Local de Envolvimento Comunitário (PLEC). As ações incluem oficinas, esporte, cultura e distribuição de presentes (veja abaixo como doar).
 
Assim como nos anos anteriores, o Integrando 2019 promoverá o “varal solidário”, uma forma de distribuir presentes natalinos doados por empresas e sociedade civil a partir da qual os participantes escolhem os presentes que ficam expostos num varal. Ao mesmo tempo, serão realizadas oficinas de capacitação em arte e práticas sustentáveis, atividades esportivas, exposições de artes, apresentações musicais e danças. São esperadas cerca de 350 pessoas.
 
Serão recebidas, até 30 de novembro, doações de vestuários e calçados (infantil e adulto), bolsas, acessórios, roupas de cama e banho, brinquedos, materiais escolares, livros de literatura e alimentos para o lanche que será oferecido no dia do evento. O material arrecadado beneficiará crianças, adolescentes, adultos e idosos. Quem quiser doar pode procurar os locais de recolhimento no Campus da Â鶹ÊÓƵ, em Sete Lagoas, ou nos estabelecimentos parceiros e apoiadores da mesma cidade ().
 
O bairro Itapoã
 
Com grande densidade demográfica e grande número de famílias de baixa renda, o bairro Itapoã é marcado por graves problemas sociais e econômicos, que contribui para elevados índices de criminalidade e envolvimento de jovens com entorpecentes. A associação comunitária local e entidades sociais compõem os instrumentos para enfrentar essas questões locais. A Â鶹ÊÓƵ vem contribuindo com a necessidade de integração e boas práticas de envolvimento comunitário desde 2009.
 
PLEC
 
O Projeto Local de Envolvimento Comunitário presta serviços sociais e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 2 mil pessoas. Seu espaço dispõe de salas de aula, música, informática, biblioteca, cozinha comunitária e ampla quadra coberta, onde são realizadas atividades esportivas e culturais. A Â鶹ÊÓƵ possui um campus no bairro, onde desenvolve programas sociais, alguns em parceria com o PLEC.
 
Integrando
 
O Integrando tem como objetivo de estimular a integração da universidade e setores não-governamentais ao desenvolvimento social e cultural da comunidade. É organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Â鶹ÊÓƵ/CSL, com o apoio dos Programas de Extensão Universitária Culturando, III Programa Social de Desenvolvimento Local no Entorno da Â鶹ÊÓƵ, PET Agronomia, Biblioteca do campus e administradores do PLEC. A festividade é um trabalho colaborativo que envolve entidades de todos os setores e cidadãos, em busca de um bem comum.  
 
 

3 - Colóquio aborda questões de gênero em diversas áreas de conhecimento

 
O Campus Santo Antônio da Â鶹ÊÓƵ recebe colóquio que proporcionará discussão sobre questões de gêneros em diferentes áreas do conhecimento. O evento, denominado “Espaço em Debate: Repercussões em Gênero e Transversalidades” acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro. Entre os convidados estão professores da Â鶹ÊÓƵ, o psicólogo Gustavo Pessoa (SBPA), a professora Maribel Aliaga (UnB), a psicóloga Gabriela Cicci (UFMG) e a arquiteta Tainá de Paula (Brasil Cidades). Representam a Â鶹ÊÓƵ Flávia Nacif, Rafael Brandão e Daniela Abritta. 
 
O intuito é diversificar as discussões em torno das temáticas que envolvem as questões de gênero, sexualidade, raça e classe, dentro de áreas de conhecimento que vão da psicologia à sociologia urbana, geografia e arquitetura. A representatividade diversa dos perfis dos convidados possibilita reflexões críticas em torno das relações entre a mulher e a cidade, o papel do ensino na produção de espaços inclusivos, a mobilidade urbana, os processos de invisibilidade do indivíduo e de grupos minoritários na sociedade e na cidade, o desenho do território de uma “cidade masculina” e suas consequências.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas .
 
Confira, também, a programação completa.

 

4 - Inscrições abertas para o "Empreenda em Ação!"; evento ocorre no dia 22 de novembro

 
A Universidade Federal de São João del-Rei realiza, por meio da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), a terceira edição do evento local "Empreenda Em Ação! 2.0".
 
O evento ocorre no dia 22 de novembro, das 14h às 17h30, no Anfiteatro da Biblioteca do campus Santo Antônio (CSA).
 
Agora aberto para todos os cursos de graduação e pós-graduação do Brasil, o Empreenda Em Ação! promove a prática empreendedora em sala de aula, permitindo que projetos de inovação ou de novos negócios sejam desenvolvidos durante o semestre, em interface com o mercado.
 
Representantes das empresas parceiras e mentores interagem com as equipes durante o semestre e, ao final, avaliam e premiam as startups universitárias de destaque. Todos os projetos empreendedores são desenvolvidos como parte do plano de curso de uma disciplina da grade curricular do estudante. 
 
Dessa forma, o Empreenda Em Ação! contribui para que resultados de pesquisa e saberes desenvolvidos na universidade possam ser aplicados como soluções de novos negócios, tendo o estudante como principal agente deste processo, empoderado e preparado para transformar o seu projeto empreendedor em uma startup de sucesso.
 
Na terceira edição, participam 14 projetos e planos de negócios de vários campi da Â鶹ÊÓƵ que serão apresentados em formato de pitch para uma banca local.
 
Quer ficar ligado em projetos de negócios incríveis que foram produzidos dentro da Â鶹ÊÓƵ?
 
Venha assistir com a gente!
 
Mais informações no . As inscrições podem ser feitas .
 
 

5 - IV Seminário de Saúde Coletiva ocorre de 18 a 20 de novembro no CDB

 
O IV Seminário de Saúde Coletiva, realizado entre os dias 18 e 20 de novembro no Anfiteatro do campus Dom Bosco (CDB), discute, nesta edição, "Os desafios do público: a luta por direito à saúde". 
 
O evento tem por objetivo estimular o diálogo entre universidade, Sistema Único de Saúde (SUS) e sociedade civil na interface entre direito à saúde e processos sociais, políticos e econômicos. 
 
O seminária ainda segue investindo na composição interdisciplinar e interinstitucional das atividades com a presença de vários coletivos locais e pessoas com diferentes vivências e culturas. 
 
Assim, o eixo temático do seminário propõe um espaço de compartilhamento e discussão acerca dos desafios e potências encontrados no atual modo de produção social da vida, sua determinação no processo saúde e doença dos sujeitos e a histórica luta por direito à saúde e à vida digna. 
 
Outro objetivo do evento é dar visibilidade a projetos desenvolvidos na universidade e que são parte importante da construção do SUS em São João del-Rei e região.
 
Mais informações na .
 
 

6 - Inscrições para Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território encerram na quinta (14)

 
As inscrições para a turma de mestrado 2020 do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) encerram nesta quinta-feira (14/11).
 
Mais informações no edital no site do PGDPlat.

Última atualização: 12/11/2019