Â鶹ÊÓƵ

1 - UFSM e UFMG solicitam colaboração para pesquisa sobre percepção do coronavírus

 
Pesquisadores das universidades de Minas Gerais (UFMG) e de Santa Maria (UFSM) realizam, neste momento, a pesquisa “Percepção da Pandemia do Coronavírus”. A coleta de informações será feita por meio , que pode ser acessado e preenchido por servidores e estudantes. 
 
A equipe ressalta que a pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa e, portanto, atende às recomendações éticas e as informações fornecidas têm sua privacidade garantida.
 
 

2 - UNE e ANPG lançam plataforma Ciência Salva Vidas

 
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lançaram, semana passada, o . O objetivo da plataforma é mapear as instituições públicas de Ensino Superior que vêm desenvolvendo iniciativas contra o novo coronavírus, no intuito de facilitar estratégias de financiamento, além de divulgar as ações de cada universidade.
 
Para contribuir, os interessados podem fazer doações pela plataforma de arrecadação , pelo Pagseguro ou ainda realizar um depósito bancário na conta da UNE. O valor arrecadado, de acordo com o site, será usado na subvenção de projetos e ações em desenvolvimento, como a distribuição de cestas básicas e produtos de higiene para a população de rua e famílias que estejam sem renda no momento, o que será feito a partir da doação dos recursos para associações de moradores de rua e movimentos da periferia. Os recursos e materiais serão destinados ao Estado de origem de cada doador.
 
De acordo com o levantamento feito pela UNE e pela ANPG, já são 36 instituições públicas de Ensino Superior trabalhando no combate à pandemia. Dentre as ações destacadas, estão a produção de álcool em gel, máscaras, testes para a Covid-19, softwares de monitoramento de infectados e coleta de dados, bem como a produção e manutenção de respiradores pulmonares.
 
 

3 - Curso de Farmácia cria projeto para informar sobre a Covid-19

 
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) da Â鶹ÊÓƵ criou o Projeto Covid na Rádio. A iniciativa pretende disseminar informações técnicas e científicas em linguagem acessível aos ouvintes de rádios e aos internautas, sejam de municípios mineiros, sejam de outras localidades.
 
Na produção, estão envolvidos 10 profissionais da área de Farmácia, entre docentes, mestrandos e estudantes de graduação. Os membros do NEPeFaC são responsáveis pela elaboração, revisão e formatação do material.
 
Segundo o professor André Baldoni, um dos coordenadores do projeto, a iniciativa “surgiu da necessidade social de a universidade pública ajudar o Brasil neste momento tão importante, e da necessidade de veicular informações em um meio de comunicação” (o rádio) que, a depender do perfil do usuário, tem um alcance maior do que as redes sociais.
 
Nessa primeira etapa, o projeto se realiza em cinco rádios - quatro comerciais, nas cidades de Carmo de Cajuru, e uma na cidade de Itaúna. A proposta, entretanto, é convidar todas as 432 rádios FM do Estado de Minas Gerais a participar do projeto.
 
Interessados em aderir ao Covid no Rádio devem entrar em contato pelos seguintes e-mails: andrebaldoni@ufsj.edu.br, marianapereira@ufsj.edu.br ou nepefac@gmail.com.
 

Última atualização: 23/04/2020