Â鶹ÊÓƵ

1 - Alunos da Ciência da Computação têm trabalhos premiados
 
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) seleciona, todos os anos, os 10 melhores trabalhos de pesquisa de graduação do Brasil. Em 2020, três dos escolhidos são de alunos do curso de Ciência da Computação da Â鶹ÊÓƵ.
 
Os trabalhos premiados são dos alunos Luiz Felipe Chaves, Welton Augusto Santos Rodrigues e Júlio César Resende, orientados pelos professores Leonardo Rocha e Elverton Fazzion. São eles:
 
Título: Explorando o nível de atividade do usuário para melhorar a precisão dos sistemas de recomendação de pontos de interesse
Aluno: Luiz Felipe Chaves
Orientador: Leonardo Rocha
Coorientador: Nícollas Silva
De acordo com Luiz Felipe, a pesquisa desenvolve estratégia que melhora de maneira significativa os sistemas de recomendação gerais para a recomendação de lugares, como restaurantes, bares, teatros. “Embora simples, nosso método convergiu para bons resultados, melhorando a precisão da maioria dos sistemas de recomendação atuais. Esses ganhos podem influenciar cada vez mais na satisfação dos usuários com a aplicação utilizada”, explica.
 
Título: Uma metodologia para agrupamento e extração de informações de URLs de phishing
Aluno: Welton Augusto Santos Rodrigues
Orientador: Elverton Carvalho Fazzion
Coorientador: Osvaldo Luis Fonseca
O trabalho envolve o estudo e a criação de técnicas que facilitam a análise de uma grande quantidade de páginas Web fraudulentas na internet, em um projeto desenvolvido em parceria com a UFMG e o CERT.br, grupo responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvem redes conectadas à internet no Brasil. Essas páginas fraudulentas, também conhecidas como páginas de phishing, visam ludibriar a vítima por meio de técnicas de Engenharia Social, de forma a obter dados pessoais, explicam os autores. Atualmente, Welton está finalizando o sistema oficial para o CERT.br, para que possa ser utilizado no dia a dia, no combate a páginas fraudulentas, de forma a proteger os usuários de prejuízos financeiros. O orientador, professor Elverton, conta que “foi com bastante satisfação que recebemos a notícia de que o trabalho do Welton foi selecionado entre os 10 melhores trabalhos no principal concurso de iniciação científica na área da Computação.” O professor destaca, ainda, a dedicação e esforço do aluno nessa conquista.
 
Título: Uma avaliação de estratégias de detecção de conteúdo de baixa qualidade: quais atributos ainda são relevantes?
Aluno: Júlio César Resende
Orientador: Leonardo Rocha
Coorientador: Igor Morais.
Esse trabalho é focado na detecção de conteúdo de baixa qualidade no ambiente do Twitter. Nesse contexto, conteúdo de baixa qualidade é tudo aquilo que atrapalha a experiência do usuário ao navegar pela plataforma como, por exemplo, publicações com links maliciosos, fake news e spams. Na opinião do aluno, “essa premiação reafirma o compromisso dos docentes do DCOMP da Â鶹ÊÓƵ em promover um curso de excelência.”
 
Todos os três trabalhos, que recebem menção honrosa, serão publicados na Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC) e nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). De acordo com o professor Leonardo Rocha, “a Â鶹ÊÓƵ tem se mostrado protagonista nesse concurso de iniciação científica da SBC, tendo 18 trabalhos premiados desde 2012.”
 
O concurso
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da Informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional com responsabilidade social.
 
O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) é um evento anual, que ocorre durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O CTIC tem como objetivo incentivar alunos de todos os cursos de graduação da área de Computação a produzirem textos científicos originais sobre trabalhos realizados por eles, em temas relacionados à área.
 
Este ano, em sua 40ª edição, o CSBC, com o tema Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0, acontecerá virtualmente em novembro. 
 
 
2 - Professor da Â鶹ÊÓƵ debate comunicação e política em podcast
 
O professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Â鶹ÊÓƵ, Luiz Ademir de Oliveira, foi o convidado do terceiro episódio do Politicast, programa de áudio produzido por alunos de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Paulista (Unip). O docente protagonizou o debate sobre o tema Política: nós também fazemos parte, enfatizando a importância dos cidadãos reverem suas práticas políticas e reconhecerem a capacidade que têm de agir e de transformar o mundo. Para conferir o conteúdo completo, basta clicar . 
 
O Politicast integra as ações dos grupos de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania, da Federal de Juiz de Fora, e Meios e Mídias no Contexto da Pós-verdade, Universidade Paulista. Luiz Ademir é membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, sendo um dos professores líderes do grupo de pesquisa desta instituição.
 
De acordo com Luiz Ademir, por meio do Politicast, o grupo de pesquisa tem procurado trazer temáticas e socializar conhecimentos para que as pessoas possam também ser informadas sobre outra perspectiva, diferente da ideia negativa disseminada pela mídia e pelo senso comum. “Avalio que esses temas, que são tão caros à Política, sejam divulgados para que as pessoas possam ter uma visão mais ampla e romper um pouco essa visão estigmatizada, além de passarem a confiar mais nas instituições a partir da participação”, pontua.
 
O programa
O é realizado, quinzenalmente, às segundas-feiras, e traz pesquisadores para debaterem assuntos envolvendo Comunicação e Política. No contexto atual, no qual as pessoas têm acessado mais informações por meio digital, o grupo de pesquisa vem promovendo ações, com foco em compartilhar aquilo que vem sendo desenvolvido na universidade. “Buscamos com estas ações socializar conhecimento, divulgar informações das pesquisas e também estimular o debate entre as pessoas, além de mostrar como os projetos desenvolvidos nas universidades podem trazer benefícios para a população”, completa Luiz Ademir.  
 
 
3 - Mini Reunião Anual Virtual da SBPC encerra semana com debates sobre caminhos pós-pandemia
 
Os painéis às 12h e às 18h serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube. Participe!
 
A programação científica da “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC” se encerra nesta sexta-feira com dois painéis sobre os rumos do Brasil pós-pandemia. Às 12h, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, coordena o debate com participação do ex-ministro da Saúde, o médico sanitarista José Gomes Temporão, do professor do Instituto de Economia da Unicamp, Pedro Rossi,  do professor emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Gomes Victora, e de Maria Hermínia Tavares de Almeida, pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais, também da USP.
 
Fechando a semana, às 18h, o epidemiologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Claudio Struchiner, coordena o painel “Rumos Futuros da Pandemia”, com participação do professor titular da Escola de Matemática Aplicada da FGV, o médico Eduardo Massad, e de Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador da pesquisa Epicovid, estudo nacional sobre a propagação da covid-19 no País.
 
Todas as atividades serão transmitidas no . 
 
A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que vai até o dia 24 de julho, contará com uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, além dos WEBMinicursos. O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na UFRN, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC realiza o evento virtual para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.
 
Mais informações no site do evento: .
 
* Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC

Última atualização: 17/07/2020