1 - 100 dias de trabalho Â鶹ÊÓƵ: Prope apresenta resultados positivos no primeiro trimestre de gestão
O dia a dia da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) é marcado por uma rotina movimentada. O trabalho desenvolvido no primeiro trimestre da gestão 2020-2024 soma resultados positivos, alcançados em meio aos desafios enfrentados durante a pandemia. Liderada pelos professores Stênio Nunes Alves, juntamente com o pró-reitor adjunto, Afonso de Alencastro Graça Filho, a Prope é composta por uma equipe de 14 profissionais, que atuam nas rotinas institucionais do setor.
O pró-reitor Stênio Alves define como desafiador o momento a ser enfrentado. “O distanciamento e as restrições impostos pela Covid-19 trouxeram dificuldades para a resolução de problemas que são solucionados sempre de forma conjunta pela equipe, a quem devo o bom desempenho da Prope.” Já Afonso de Alencastro destaca a importância da interação entre as pessoas para que as atividades de pesquisa e pós-graduação sejam efetuadas de maneira satisfatória. “Nesse período de grande aprendizado, percebemos a necessidade de adaptação a novas ferramentas e rotinas, nas quais o diálogo é fundamental, tanto dentro da Prope quanto com os demais setores da Â鶹ÊÓƵ, para desenvolvermos o trabalho proposto.”
Mais pesquisa
Uma das principais ações de sucesso nesses 100 dias foi o aumento do quantitativo de bolsas de iniciação científica concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Â鶹ÊÓƵ foi contemplada com 153 bolsas, 22,5% a mais que no ano passado. Esse montante representa um total de R$ 716,4 mil que irá fomentar, durante 12 meses, a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas, de inovação e tecnológicas. O professor André Luiz Mota, pró-reitor até maio deste ano, foi responsável pela submissão dos projetos ao CNPq, cujo processo foi concluído no início de agosto.
Aulas a distância
Para retomar as atividades acadêmicas, a comissão criada pela Prope elaborou proposta de ensino remoto para a pós-graduação. Todas as ações foram debatidas de forma democrática com estudantes, técnico-administrativos e professores envolvidos. Segundo o pró-reitor adjunto, “o planejamento reflete a realidade da comunidade acadêmica e está sendo apreciado pelo Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Conep.”
Digitalização de processos
A Pró-Reitoria também promove a migração dos fluxos da pós-graduação da Â鶹ÊÓƵ para a plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), treinamentos vêm sendo realizados com o intuito de capacitar técnicos, professores e alunos para a utilização da ferramenta. De acordo com Stênio Alves, “a mudança trará mais agilidade aos procedimentos internos, que passarão a ser realizados de maneira totalmente digitalizada”, explica.
Realizações futuras
O planejamento de ações a serem efetuadas até 2024 também está presente nas rotinas da Prope. A equipe dedica seus esforços a efetivar o apoio a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a implantar a Editora Â鶹ÊÓƵ e a promover a primeira edição do Prêmio Milton Santos, voltado para o reconhecimento das melhores teses e dissertações produzidas na Universidade. Os debates e estudos incluem, ainda, a realização do Congresso de Produção Científica e Acadêmica da Â鶹ÊÓƵ em formato on-line.
2 - 100 dias de trabalho Â鶹ÊÓƵ: Egressos do Jornalismo entrevistam reitor da Â鶹ÊÓƵ
Nesta quarta, 19, a partir das 19h30, na , o reitor Marcelo Pereira de Andrade será entrevistado por cinco profissionais de Comunicação formados pela Â鶹ÊÓƵ. Na pauta, entre outros, os cortes orçamentários anunciados para as universidades públicas, a articulação para tentar revertê-los no Congresso Nacional, os primeiros 100 dias da gestão, num cenário completamente atípico.
Essa primeira entrevista coletiva faz parte do Projeto Â鶹ÊÓƵ Convida: Série Prata da Casa, criado pela Assessoria Especial de Relações Interinstitucionais, que vai trazer egressos da Universidade para o debate de questões contemporâneas ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
3 - Comissão de Ética lança sistema de solicitação on-line
A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Â鶹ÊÓƵ lançou, neste mês, o novo sistema eletrônico para submissão e acompanhamento de projetos para uso de animais em pesquisa, ensino e extensão. O poderá ser acessado por qualquer professor, técnico efetivo e pesquisador credenciado na Â鶹ÊÓƵ, que faça uso de animal e material biológico. O processo passa a ser realizado on-line de modo exclusivo e obrigatório a partir de setembro.
A mudança tem como objetivo automatizar as atividades da Comissão, não sendo mais necessária a tramitação de documentos impressos. Assim, a submissão de formulários e documentos obrigatórios passa a atender integralmente às exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), com o bloqueio de campos em branco, além da cobrança automática dos relatórios parciais e finais dos projetos aprovados. E mais: dessa forma, as operações podem ser feitas mantendo as medidas de distanciamento previstas no enfrentamento à pandemia da Covid-19, além de permitir a integração entre os campus fora de sede.
A Comissão de Ética disponibilizou dois vídeos explicativos de uso do Sistema Ceua on-line. O , produzido pela Empresa SRD, explica o modo de uso geral do novo sistema. O segundo trata de informações acerca da para a submissão de projetos.
A Ceua
A Comissão de Ética no Uso de Animais tem o papel de fazer cumprir as atribuições previstas na Lei nº 11.794/2008, que estabelece mecanismos para regulamentar a produção, manutenção e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. Todos os experimentos que fazem uso de animais vivos ou de material biológico extraído de animais precisam de aprovação prévia da Ceua.
A Comissão faz uso de dois critérios gerais para análise dos projetos:
1) Respeito ao organismo senciente, pelo treinamento e experiência dos “pesquisadores” da espécie animal utilizada para estudo, conhecimento do comportamento e necessidades do animal para manipulação adequada, garantia de bem-estar e redução do sofrimento, e de sua procedência, para garantir condições adequadas das instalações de produção, manutenção e experimentação;
2) Relevância do estudo, ou seja, considerar a importância do trabalho, as justificativas para o uso do animal, a adequação dos procedimentos experimentais e a importância dos resultados à realidade de um tratamento para o ser humano ou outro animal.
4 - Lançado edital para eleição do Comitê do Fortim dos Emboabas
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Â鶹ÊÓƵ lançou edital para os interessados em concorrer a uma vaga no Comitê de Desenvolvimento do Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes - Fortim dos Emboabas.
Serão eleitos quatro docentes e dois técnicos administrativos, titulares e suplentes, para comporem o Comitê, num mandato de dois anos.
Os interessados podem se candidatar pelo e-mail
sepac@ufsj.edu.br até dia 31 de agosto. A eleição ocorre no dia 2 de setembro, . Terão direito a votar docentes e técnicos integrantes do quadro permanente da Â鶹ÊÓƵ.
O edital completo pode ser acessado
aqui.
5 - Café com Matemática debate "Desenvolvimento de Pacotes em R" em encontro nesta quinta (20/8)
O ciclo de seminários Café com Matemática, do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) da Â鶹ÊÓƵ, realiza nesta quinta-feira (20/8), às 19 horas, a quinta edição do ano com a palestra "Desenvolvimento de Pacotes em R", com o professor do Departamento de Estatística, Física e Matemática (Defim/Â鶹ÊÓƵ), Ben Dêivide.
As inscrições podem ser feitas até hoje, quarta-feira (19/8), a partir do preenchimento e envio deste . O link para a sala virtual da apresentação será enviado por e-mail aos inscritos nesta quinta-feira (20/8).
Os seminários têm por finalidade promover a divulgação científica, apresentando e discutindo temas relevantes e atuais das diferentes áreas da matemática. Em 2020, devido ao isolamento social, os seminários estão sendo realizados virtualmente.
6 - Profnit convida para defesa de qualificação
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) convida a comunidade acadêmica para a banca de qualificação do trabalho "DISPOSITIVOS LEGAIS PARA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO DA Â鶹ÊÓƵ", da aluna MOEMA GUIMARÃES DOS SANTOS.
Quando: 28 de agosto, às 14h, pelo Google Meet (meet.google.com/jbe-expf-dnd)
Banca: professores doutores Daniela Martins Diniz (orientadora), Fabrício Molica de Mendonça (co-orientador), Daniel Bonoto Gonçalves (Â鶹ÊÓƵ), Daniel Paulino Teixeira Lopes (Cefet-MG) e Cristiano Maciel da Silva (Â鶹ÊÓƵ) - suplente.
7 - Editora libera acesso a site especializado em saúde por 60 dias
A editora Manole liberou o acesso total e gratuito ao por 60 dias para todos os alunos, médicos, residentes, professores, preceptores e outros profissionais de saúde ligados à Â鶹ÊÓƵ.
Para se cadastrar, é necessário preencher este O prazo passa a contar a partir da validação do perfil.
Última atualização: 19/08/2020