Â鶹ÊÓƵ

1 - A Â鶹ÊÓƵ quer saber como foi sua experiência no primeiro período remoto

 
No dia 25 de janeiro, começaremos o segundo período emergencial, por meio do ensino remoto. O primeiro período emergencial acabou, e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Â鶹ÊÓƵ quer saber de professores, estudantes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados como foi a experiência.
 
Para isso, a CPA disponibilizou pesquisa on-line que não demanda mais do que três minutos e é de grande importância para que a Comissão possa acompanhar os processos e indicar caminhos para melhorias. O objetivo é investigar as opiniões da comunidade acerca do ensino remoto durante a pandemia. Um primeiro questionário foi aplicado no início do período e, agora, um novo está sendo proposto, ao final desse primeiro período. A pesquisa estará disponível até a data de encerramento da segunda etapa da Inscrição Periódica para o segundo período emergencial.
 
Para participar, acesse:
 
Discentes de Graduação e Pós-Graduação
 
Docentes
 
Técnicos-administrativos e Colaboradores Terceirizados
 
Mais informações: /cpa-ufsj/
 
 

2 - Pós em Engenharia Mecânica recebe inscrições para Mestrado até 9 de fevereiro

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec) está com inscrições abertas para 10 vagas de novos alunos para Mestrado até o dia 9 de fevereiro. De acordo com o edital, a seleção será realizada em três etapas: prova on-line, avaliação do curriculum vitae e avaliação das cartas de recomendação.  
 
O PPMec possui as linhas de pesquisa "Análise Estrutural", "Caracterização e Propriedades Mecânicas dos Materiais" e "Processos de Transformação Metal-Mecânica". 
 
Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos na página do Programa, pelo email ppmec@ufsj.edu.br ou pelo telefone (32) 98496 9126 (WhatsApp).
 
 

3 - Boletim Covid: cresce número de internados de São João, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas

 
Você sabia que a Â鶹ÊÓƵ publica, diariamente (exceto fim de semana e feriados), boletim com os principais dados sobre a Covid-19 de São João del-Rei, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas? O acompanhamento dos boletins permite monitorar a evolução da pandemia em cada uma das cidades onde a Â鶹ÊÓƵ tem campus. Nos últimos 30 dias, por exemplo, houve crescimento no número de pacientes internados dessas quatro cidades.
 
Em 4 de dezembro, o boletim apontava dez moradores de São João del-Rei internados; 44 nas enfermarias de Divinópolis e 32 nas CTIs da mesma cidade; três em Ouro Branco; e 41 em Sete Lagoas. Já o boletim de 4 de janeiro indica 25 em São João (crescimento de 150%); 72 em enfermaria e 55 em CTI de Divinópolis (65% de aumento); 4 em Ouro Branco (33% a mais); e 60 em Sete Lagoas (46%).
 
Todos os boletins publicados desde o dia 20 de junho podem ser acessados publicamente neste link. O "Boletim diário Covid-19" é produzido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e pela Assessoria de Comunicação. O site do Comitê pode ser acessado aqui e traz, além do boletim, o Informe Covid-19, o protocolo de biossegurança da Â鶹ÊÓƵ, painéis epidemiológicos, informativos do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe), dentre outras informações. 
 
 

4 - G1 repercute estudo da Â鶹ÊÓƵ sobre evolução da Covid-19 em Divinópolis

 
A Â鶹ÊÓƵ acompanha a evolução da Covid-19 nas cidades onde tem campus por meio de diversos trabalhos. Um dos estudos da instituição faz um mapeamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, para medir a predominância do novo coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da Covid-19 no município. Os resultados da primeira etapa foram divulgados no final do mês passado e repercutidos no G1. Entre 640 pessoas que se submeteram a testes, 81 testaram positivo, mais de 12% do total. 
 
A matéria do G1 entrevista uma das coordenadoras do projeto, a professora Vanessa Faria Cortes, da Â鶹ÊÓƵ. O trabalho é dividido em três etapas, sendo que a próxima tem previsão para começar no dia 11 de janeiro e a última depois do carnaval.
 
Confira a reportagem . 
 
 

5 - Capes regulamenta polos para mestrado e doutorado EaD

 
Fundação estabelece pré-requisitos para funcionamento de espaços para programas de pós-graduação na modalidade a distância
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quinta-feira (7/1) os requisitos para autorizar o funcionamento e a permanência de polos de educação a distância (EaD) para a pós-graduação stricto sensu. A medida determina as características necessárias para a  abertura e manutenção de espaços para a realização de atividades presenciais de programas de pós-graduação (PPGs) na modalidade EaD.
 
“A vem para trazer segurança jurídica e formalizar as características necessárias de espaços físicos para PPGs na modalidade EaD. Trata-se da segunda etapa de um processo iniciado em 2019 e que se mostrou ainda mais necessário com as restrições impostas pela pandemia”, explica Benedito Aguiar, presidente da Capes.  O documento regulamenta o artigo 8º da que estabelece regras gerais para PPGs na modalidade EaD.
 
Os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.
 
A parte burocrática inclui alvará de funcionamento ou habite-se, documento de dominialidade ou aluguel ou cessão de uso e declaração dos recursos humanos do polo. As características pedagógicas devem ser avaliadas por uma comissão de avaliação da proposta de curso novo.
 
Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.
 
* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Capes

Última atualização: 07/01/2021