Â鶹ÊÓƵ

1 - Divinópolis: projeto sobre evolução da Covid-19 inicia nova fase

 
Começou na segunda (11/1), a segunda fase do projeto que analisa a evolução do contágio pelo vírus da Covid-19 no município de Divinópolis (MG). Pesquisadores do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) pretendem, nessa etapa, envolver um público de mais de 700 moradores da cidade. O projeto é coordenado pelo professor Eduardo Sérgio Silva e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Divinópolis.
 
O objetivo maior é verificar a prevalência para SARS-CoV-2, a Covid-19, na população do município. Para isso, as pessoas são convidadas a participar como voluntárias do projeto, realizado dentro dos centros de saúde da cidade. A entrevista e coleta de material ocorre em três momentos diferentes, com intuito de se avaliar o comportamento da infecção entre os moradores. “Temos a perspectiva de recrutar, no total, 2.100 participantes, sendo 700 em cada momento do projeto”, explica uma das pesquisadoras, a professora Vanessa Cortes. Na primeira fase, realizada em novembro último, o estudo mostrou que em torno de 12% dos 640 voluntários havia tido contato com o vírus.
 
Prevalência
Segundo Vanessa, a prevalência será avaliada pelos resultados do exame de PCR para SARS-CoV-2 e teste rápido sorológico. Para a realização do PCR, está sendo utilizada amostra de saliva, uma vez que esta diminui o contato com secreção (como ocorre na coleta de swab nasal) e é mais confortável para o participante. “O resultado do teste rápido é fornecido no mesmo momento”, explica a professora.
 
Estrategicamente, a segunda coleta do projeto está acontecendo após as festas de fim de ano. “Para que seja possível avaliar o impacto dessas possíveis aglomerações no número de casos identificados”, explica Vanessa. “Temos a expectativa de que haverá aumento importante do número de casos, tendo como base os boletins diários do município. De qualquer modo, é preciso finalizar a coleta para entender mais claramente os números de Divinópolis”, conclui.
 
As equipes que participam do mapeamento proposto pelo projeto passaram por treinamento antes de realizarem as coletas. Na primeira fase, uma das dificuldades encontradas foi a baixa participação de crianças. Para a segunda e terceira etapas, a equipe pretende atingir 725 em cada uma delas.
 
Para atuar como voluntário, o morador de Divinópolis deve fazer o exame, que é gratuito, nos centros de saúde do município.
 
 

2 - Portal Didático para 2º ERE está disponível

 
O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Â鶹ÊÓƵ informa que o Portal Didático para o 2º período do Ensino Remoto Emergencial está disponível no site .
 
ATENÇÃO: Visando acelerar o processo de criação de turmas, este semestre NÃO será necessário fazer a solicitação de disciplinas. Todas as disciplinas cadastradas na Minha Â鶹ÊÓƵ já estão disponíveis no Portal Didático.
 
Os professores que desejarem vincular (unir) suas disciplinas devem fazer o pedido pelo e-mail campusvirtual@ufsj.edu.br.
 
Pedidos de inscrição de monitores também devem ser feitos por e-mail.
 
O Portal oferece a opção de copiar o conteúdo das disciplinas ministradas no semestre anterior para o atual, facilitando a manutenção da disciplina. O próprio professor pode realizar esta tarefa utilizando as opções de backup e restauração, disponíveis nas configurações das disciplinas ou, se preferir, solicite por e-mail.  
 
Os alunos serão importados somente a partir de quinta-feira (21/1).
 
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail campusvirtual@ufsj.edu.br  
 
 

3 - Hospitais Universitários acolhem pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

 
Nove hospitais de universidades federais, que são vinculados ao SUS, estão recebendo pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. Ao todo, 150 leitos foram disponibilizados por conta da falta de oxigênio na rede de saúde do Amazonas.
 
Desde o início da pandemia, as universidades federais se apresentaram como um importante aliado dos brasileiros no enfrentamento do Coronavírus, deixando à disposição seus laboratórios, seus pesquisadores, seus hospitais e toda sua estrutura. Ancorado na ciência, o momento deve ser de união e solidariedade.
 
As universidades federais possuem 50 hospitais, formando a maior rede pública brasileira de saúde, disponibilizando cerca de 10 mil leitos e atendendo gratuitamente a mais de cinco milhões de brasileiros por ano, realizando inclusive mais de 260 mil cirurgias anuais.
 
Até o momento, estão recebendo os pacientes amazonenses o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB), Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia (HC-UFG), Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC), Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HU-UFPE) e no Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal).
 
 

4 - Capes: Guia explica internacionalização institucional

 
Documento orienta instituições, quanto à internacionalização da pós-graduação 
 
Evoluir da simples mobilidade acadêmica para o desenvolvimento de projetos cooperativos com outros países. Esse é um dos objetivos da internacionalização institucional, conforme explica um preparado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
O documento, pensado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Capes e divulgado em dezembro de 2020, mostra o que caracteriza a internacionalização institucional, no século XXI. Incorporar padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão às rotinas das instituições de ensino superior (IES) é o aspecto mais importante desse cenário.
 
Heloisa Hollnagel, diretora da DRI, explica que para elaborar um bom projeto nesse assunto, é preciso trabalhar por etapas, “identificando os recursos e a estrutura da instituição, disponíveis para planejar as ações e metas de curto, médio e longo prazo”. Ela orienta o desenvolvimento de uma “política linguística efetiva, que aumente a competência de colaboradores, professores e alunos em se comunicar em outro idioma”. Oferecer disciplinas de temas globais “em língua estrangeira, que possam ser cursadas em programas de dupla titulação por alunos internacionais”, também é fundamental.
 
A diretora destaca que concentrar esforços para aumentar a visibilidade dos grupos de pesquisa por meio de acordos de cooperação, apoio a publicações em coautoria e participação em eventos, são aspectos essenciais neste contexto. Por fim, ela sugere “ampliar para a graduação esse ambiente de Universidade de Classe Mundial”, dentro de um planejamento estratégico institucional.
 
Ao incluir a IES no cenário global, crescem as possibilidades de envolvimento e financiamento de pesquisas e publicações. Esse processo permite o avanço de conhecimento diplomático e intercultural, além de acesso ou aquisição de bases tecnológicas mais sofisticadas, encurtando o caminho para o progresso econômico do País.
 
 
O documento é voltado para os gestores que participam ou desejam integrar um futuro edital do (PrInt). Suas orientações indicam caminhos para que as instituições incorporem padrões internacionais de excelência em educação, pesquisa e extensão, fatores de inserção no cenário mundial.
 
* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Capes
 
 

5 - Empresa de Congonhas oferece vaga para estágio

 
A Exacta Contabilidade, empresa situada na cidade de Congonhas (MG), oferta vaga de estágio para alunos dos cursos de Administração, Direito ou áreas afins, acima do 5º período. É desejável conhecimento em Pacote Office e disponibilidade de horário. A carga-horária é de 6 horas diárias/30 horas semanais.
 
Interessados devem enviar o currículo para o e-mail rh01@exactacontabil.com.br
 
Outras informações no fôlder de divulgação

Última atualização: 18/01/2021