1 - Â鶹ÊÓƵ lança vídeo sobre eficácia das vacinas contra Covid-19
A Universidade Federal de São João del-Rei lançou na segunda (22/2), a campanha “Â鶹ÊÓƵ em defesa da vacina”. Hoje, divulgamos o “Vacinas são 100% eficazes? E as vacinas contra Covid-19?”.
Quem apresenta este vídeo é o professor da Â鶹ÊÓƵ Antônio Helvécio Totola, doutor em Biologia Celular, que sintetiza a importância das vacinas para Covid-19 com uma frase direta: “se você for vacinado com qualquer uma delas, a tendência é que esteja protegido no mínimo dos casos mais complicados”. Tótola explica que a vacinação é a única maneira que nós temos no momento de vislumbrar algum futuro frente à pandemia.
A campanha “Â鶹ÊÓƵ em defesa da vacina” é organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, e tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.
Assista! Compartilhe! Quando puder, vacine-se!
Antônio Tótola é graduado em Farmácia (Ufop), mestre em Bioquímica e Imunologia (UFMG), doutor em Biologia Celular e Molecular de Microorganismos (Ufop). Fez pós-doutorado no Laboratório de Imunofarmacologia da UFMG, atuando na área de análise de expressão gênica. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Celular e Molecular de Microrganismos. É professor adjunto de Engenharia de Bioprocessos na Â鶹ÊÓƵ e membro do INCT-Dengue. Desenvolve pesquisas nas áreas de tecnologias de diagnóstico e produtos de fungos e bactérias com aplicações biotecnológicas.
Link para o vídeo no Youtube:
Acompanhe a campanha "Â鶹ÊÓƵ em defesa da vacina" no site da Â鶹ÊÓƵ, no , e .
2 - Livro elucida história econômica da Comarca do Rio das Mortes
Devido ao seu passado de riquezas, acumuladas desde o século XVIII com o chamado Ciclo do Ouro, a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja sede era São João del-Rei, se tornou um dos mais importantes centros econômicos do interior do Brasil, superando, no século XIX, o movimento de capitanias como o Rio Grande do Sul e São Paulo. Pesquisador com significativa produção em história econômica e social de Minas Gerais nos dois primeiros séculos, o professor Afonso de Alencastro Graça Filho (Decis) acaba de publicar, pela Paco Editorial, seu novo livro, intitulado O amanho do ouro: elites econômicas na antiga Comarca do Rio das Mortes, do século XVIII ao XIX. Na obra, analisa a formação de fortunas na região, caracteriza a atividade econômica no período e estabelece patamares de riqueza. A pesquisa revela, inclusive, informações sobre a próspera situação financeira de alguns líderes da Inconfidência Mineira.
Em entrevista ao site da Â鶹ÊÓƵ, o professor Afonso de Alencastro explica aspectos de sua nova publicação, que em breve será comercializada na ou no .
3 - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária começa em 8 de março
A cerimônia de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, com o tema "Redes para promover e defender os direitos humanos", ocorre em 8 de março, às 19h. O evento segue até o dia 11 de março.
A programação completa e demais informações sobre o evento estão disponíveis nos endereços: e
4 - Pós em Engenharia Elétrica convida para defesa de dissertação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Â鶹ÊÓƵ/Cefet-MG) convida a comunidade acadêmica para a defesa da dissertação "Planejamento da manutenção da geração considerando mercado descentralizado e fontes renováveis", da mestranda Francélly Pinelli de Paula.
Quando: 2 de março, às 14h, na .
Banca: professores doutores Marco Aurélio de Oliveira Schroeder (orientador/Â鶹ÊÓƵ), Fernando Aparecido de Assis (coorientador/Â鶹ÊÓƵ), Rafael Silva Alípio (Cefet-MG) e José Filho da Costa Castro (UFPE).
5 - Livro discute o que jovem brasileiro pensa da ciência
Já está disponível para leitura o livro “O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia”, obra que apresenta os resultados de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). O livro discute interesse pelo tema, valorização da carreira de cientista, controvérsias em que há um debate sobre aceitar ou não evidências científicas, influência das trajetórias de vida e do posicionamento moral e político sobre as atitudes relacionadas à C&T e reações a um ambiente informacional marcado pela circulação de conteúdos falsos.
O livro, que será distribuído gratuitamente, pode ser acessado .
* Com informações da UFPA
6 - Gerdau recebe inscrições para programa de estágio até 5 de março
O Programa de Estágio Gerdau 2021 recebe, até 5 de março, inscrições para trabalhar na Usina Ouro Branco. Podem participar estudantes a partir do 4º período, com conclusão do curso a partir de 2022, e que tenham disponibilidade para estagiar durante dois anos.
Última atualização: 26/02/2021